Junte-se à comunidade do IDNLearner.com para soluções rápidas. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar no que for necessário.

Somente uns tufos secos de capim empedrados crescem na silenciosa baixada que se perde de vista. Somente uma árvore, grande e esgalhada mas com pouquíssimas folhas, abre-se em farrapos de sombra. Único ser nas cercanias, a mulher é magra, ossuda, seu rosto está lanhado de vento. Não se vê o cabelo, coberto por um pano desidratado. Mas seus olhos, a boca, a pele – tudo é de uma aridez sufocante. Ela está de pé. A seu lado está uma pedra. O sol explode.

Ela estava de pé no fim do mundo. Como se andasse para aquela baixada largando para trás suas noções de si mesma. Não tem retratos na memória. Desapossada e despojada, não se abate em autoacusações e remorsos. Vive.

Sua sombra somente é que lhe faz companhia. Sua sombra, que se derrama em traços grossos na areia, é que adoça como um gesto a claridade esquelética. A mulher esvaziada emudece, se dessangra, se cristaliza, se mineraliza. Já é quase de pedra como a pedra a seu lado. Mas os traços de sua sombra caminham e, tornando-se mais longos e finos, esticam-se para os farrapos de sombra da ossatura da árvore, com os quais se enlaçam.

Na apresentação da paisagem e da personagem, o narrador estabelece uma correlação de sentidos em que esses elementos se entrelaçam. Nesse processo, a condição humana configura-se

a) amalgamada pelo processo comum de desertificação e de solidão.
b) fortalecida pela adversidade extensiva à terra e aos seres vivos.
c) redimensionada pela intensidade da luz e da exuberância local.
d) imersa num drama existencial de identidade e de origem.
e) imobilizada pela escassez e pela opressão do ambiente.


Sagot :

Resposta:a) amalgamada pelo processo comum de desertificação e de solidão.

Explicação:

Resposta:a) amalgamada pelo processo comum de desertificação e de solidão.

Explicação:a) CORRETA. O trecho final do texto descreve bem esse processo, em que paisagem e personagem parecem misturar-se como algo único: "Já é quase de pedra como a pedra a seu lado. Mas os traços de sua sombra caminham e, tornando-se mais longos e finos, esticam-se para os farrapos de sombra da ossatura da árvore, com os quais se enlaçam."

b) ERRADA. O texto não mostra uma mulher forte, mas numa condição conformada à situação: "Desapossada e despojada, não se abate em autoacusações e remorsos. Vive.".

c) ERRADA. A paisagem é simples, sem evidência de qualquer exuberância local: "Somente uns tufos secos de capim empedrados crescem na silenciosa baixada que se perde de vista.".

d) ERRADA. O texto não contém qualquer questionamento que evidencie drama existencial por parte da personagem. Pelo contrário, a mulher assume uma postura conformada, tal como já referido: "Desapossada e despojada, não se abate em autoacusações e remorsos."

e) ERRADA. O texto revela, sim, a escassez do ambiente, condição que oprime a mulher. Apesar disso, a personagem passa por um processo de fundição com a paisagem, tal como consta na alternativa a).