Bem-vindo ao IDNLearner.com, sua plataforma de referência para todas as suas perguntas! Pergunte qualquer coisa e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.
Sagot :
Resposta:
CAPITALISMO, ESCRAVIDÃO E A ECONOMIA CAFEEIRA DO BRASIL NO LONGO SÉCULO XIX
AutoresRafael de Bivar MarqueseRESUMO O artigo examina as descontinuidades das relações entre a economia-mundo capitalista e a escravidão negra nas Américas a partir do exame da economia do café no longo século XIX. No período de 1790 a 1888, é possível identificar três momentos distintos nessas relações, nos quais as interações entre forças globais e forças locais passaram por transformações substantivas. O primeiro momento (décadas de 1790 a 1820) foi marcado pela crise da economia cafeeira construída na base caribenha durante o século XVIII; o segundo momento (décadas de 1820 a 1860) testemunhou o arranque do complexo cafeeiro no Brasil, diretamente conectado à consolidação da nova ordem industrial no Atlântico Norte; o terceiro momento foi travejado pela crise da economia escravista cafeeira brasileira, resultante da Guerra Civil norte-americana (1861-1865) e da reorganização da economia-mundo capitalista durante a chamada Grande Depressão (1873-1896).
Agradecemos cada uma de suas contribuições. Seu conhecimento é importante para nossa comunidade. Volte em breve para continuar compartilhando suas ideias. IDNLearner.com está comprometido com sua satisfação. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais respostas úteis.