Obtenha respostas rápidas e confiáveis no IDNLearner.com. Não importa a complexidade de suas perguntas, nossa comunidade tem as respostas que você precisa para avançar e tomar decisões informadas.

Deixando funcionar a pilha esquematizada a seguir, a barra de zinco vai se desgastando e a de chumbo fica mais espessa, em consequência da deposição de átomos neutros de Pb. No início do experimento, as duas barras apresentavam as mesmas dimensões.
Indique o sentido do fluxo de elétrons no fio metálico, o catodo e anodo da pilha


Deixando Funcionar A Pilha Esquematizada A Seguir A Barra De Zinco Vai Se Desgastando E A De Chumbo Fica Mais Espessa Em Consequência Da Deposição De Átomos Neu class=

Sagot :

Resposta:

Deixando funcionar uma pilha formada por uma barra de chumbo imersa em uma solução de Pb(NO3)2 e uma barra de zinco imersa em uma solução de Zn(NO3)2 separadas por uma parede porosa, após algum tempo a barra de zinco vai se desgastando e a de chumbo ficando mais espessa, em consequência da deposição de átomos neutros no início do de chumbo do experimento, as duas barras apresentavam as mesmas dimensões e o espessamento da barra de chumbo. Qual o sentido do fluxo de elétrons no fio metálico.

Resposta:

a

Explicação:

No eletrodo de chumbo (Pb) a barra fica mais espessa, pois ocorre a redução de íons Pb2+ a Pb0, como indica a semirreação a seguir:

Pb2+ + 2 e- → Pb

Já no eletrodo de zinco (Zn) ocorre a oxidação, pois a barra de zinco se desgasta. Veja a semirreação que representa o processo:

Zn → Zn2+ + 2 e-

Assim, a equação química que representa a pilha é : Zn + Pb2+ → Zn2+ + Pb