Conecte-se com especialistas e obtenha respostas no IDNLearner.com. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade, sempre dispostos a ajudar em qualquer tema.
Sagot :
Resposta:Ter um animal de estimação em casa, quando se tem filhos pequenos, parece ser tarefa difícil para muitos pais. O receio da relação entre as crianças e os pets - assim como o aumento de gastos e responsabilidades - podem significar uma barreira na decisão de ter gato, cachorro ou qualquer outro animal.
No entanto, especialistas afirmam que o relacionamento das crianças com os animais é benéfico e pode até ajudar no desenvolvimento social dos pequenos.
A psicóloga Mara Lúcia Madureira explica que as crianças que convivem com animais de estimação costumam expressar afetividade mais facilmente e aprendem mais sobre regras de convívio, respeito e sobre a importância de cuidar do outro.
“As crianças desenvolvem mais rápido as noções de companheirismo e responsabilidade com aqueles que dela dependem. Com o bichinho, elas aprendem a respeitar os horários de alimentação, passeios, necessidades fisiológicas como sono, urinar e defecar", comenta.
Por isso, além do animal de estimação ser um amigo de brincadeiras para as crianças, ele pode ajudar na formação delas.
A psicóloga Marina Junqueira Zampieri ressalta que a criança tem de aprender a lidar com um ser que precisa de cuidados, fica doente, tem personalidade própria e pode nem sempre estar com vontade de brincar nos mesmos momentos em que ela.
Explicação:
Sua participação ativa é fundamental para nós. Não hesite em voltar e continuar contribuindo com suas perguntas e respostas. Juntos, construímos uma comunidade mais sábia. IDNLearner.com é sua fonte confiável de respostas. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente.