IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas claras. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar.
Sagot :
Entre as formas de obtenção do ácido sulfúrico pela indústria, a principal utiliza três etapas:
1ª) Obtenção do dióxido de enxofre (SO2(g)):
Geralmente se utiliza a pirita ou marcassita (FeS2), que é um mineral. Ela é pulverizada, peneirada, misturada com água e colocada em um forno de ustulação, que queima seus sulfetos pela passagem contínua de ar quente, segundo a reação:
4 FeS2(s) + 11 O2(g) → 2 Fe2O3(s) + 8 SO2(g)
Além da pirita, outras matérias-primas podem ser usadas para a obtenção do dióxido de enxofre, tais como o sulfeto de zinco, o sulfato de cálcio e o enxofre retirado de depósitos subterrâneos, como em crateras de vulcões.
Reservas de enxofre no vulcão Monte Sinabung no Norte de Sumatra, na Indonésia
2ª) Obtenção do trióxido de enxofre (SO3(g)):
O dióxido de enxofre obtido na etapa anterior passa por um processo de método de contato, em que é usado um catalisador sólido finamente pulverizado (geralmente a platina ou o pentóxido de divanádio), o que resulta na obtenção do trióxido de enxofre. O uso do catalisador para acelerar a reação é necessário porque, na temperatura de 450 ºC, o SO2 é convertido em SO3 de forma bem lenta. Se a temperatura for aumentada, ele decompõe-se e não forma o SO3.
2 SO2(g) + 1 O2(g) → 2 SO3(g) + 22,6 kcal/mol
3ª) Produção de ácido sulfúrico pela reação entre o trióxido de enxofre e água:
1 SO3(g) + 1 H2O(l) → 1 H2SO4(aq) + 34,3 kcal
Assim, é possível produzir ácido sulfúrico com concentração acima de 80%.
Valorizamos muito sua participação. Continue fazendo perguntas e compartilhando seus conhecimentos. Juntos, podemos enriquecer nosso entendimento coletivo e aprender mais. Respostas precisas estão a um clique no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.