Explore o IDNLearner.com e descubra respostas confiáveis. Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas.

INDEPENDÊNCIA DO AUDITOR INDEPENDENTE Aluno(a), na Atividade de estudo1, da disciplina de Auditoria Contábil, exploraremos o conceito de Independência do Auditor Independente, que é vital no processo de Auditoria das Demonstrações Contábeis. Um dos problemas acarretados pela ausência de Independência do Auditor é a diminuição da confiabilidade (qualidade) dos serviços prestados. Para compreender a significância desse tema para a Auditoria Contábil, considere que existem pelo menos 4 (quatro) Normas Brasileiras de Contabilidade dos Profissionais de Auditoria (NBC PA) que enfatizam a Independência do Auditor: NBC PA 290; NBC PA 291; NBC PA 400; NBC P0 900. Para você ter uma experimentação desse tema, nos Anexos das referidas NBC PAs constam exemplos de situações que caracterizam presença/ausência de Independência do Auditor Independente (ALMEIDA, 2021; ATTIE, 2018). Nesta Atividade, iremos refletir sobre 5 tipos de situações que podem caracterizar ameaça à Independência do Auditor Independente (Quadro 01): Quadro 01: Ameaças a Independência do Auditor Independente. 1. Ameaça de Interesse financeiro próprio. 2. Ameaça de autorrevisão. 3. Ameaça de defesa de interesse do cliente. 4. Ameaça de familiaridade. 5. Ameaça de intimidação. Fonte: ALMEIDA (2021); ATTIE (2018). Na Unidade II do Livro de Auditoria Contábil, constam os conceitos de cada uma das cinco ameaças à Independência do Auditor Independente (ALMEIDA, 2021). Para que você possa praticar a aplicação do conceito de Independência, ajude o Auditor Independente Rodrigo a avaliar 5 situações que geram ameaças a Auditoria Contábil. Rodrigo está participando de um trabalho de Revisão (Controle da Qualidade) de 5 Auditorias que foram realizadas no mês de Janeiro/20x1 nas quais notou-se que houve ameaças a Independência dos Auditores (Quadro 02). Quadro 02: Situações que podem gerar ameaças a Independência do Auditor Independente. Situação 1 – Auditada 1 Ltda. A organização Auditada 1 Ltda passava por um processo de fusão e precisava de informações p

Sagot :

Resposta:

Situação 1- Ameaça de defesa de interesse do cliente.

Situação 2- Ameaça de familiaridade.

Situação 3- Ameaça de Interesse financeiro próprio.

Situação 4- Ameaça de autorrevisão.

Situação 5- Ameaça de intimidação.

Resposta:

1 Ameaças Interesse financeiro próprio. Esta ameaça à independência ocorre quando

Um auditor pode se beneficiar da situação financeira de uma organização

(Investimentos, bônus etc.), ou seja, pode ser que a atitude de um auditor

Não seja apropriada.

*Espera ganhar dinheiro com o desempenho da organização.

2 Ameaça de autorrevisão. Ocorre quando há a ameaça à independência de

Que o auditor não avaliará, apropriadamente, os resultados ou se um possível

Revisor da Auditoria realizada julgar os testes e exames incorretamente.

*Falha do auditor que vai revisar executar o serviço executado de que ele não possa conseguir fazer este trabalho, impedido por alguns motivos.

3 Ameaça de defesa de interesse do cliente. Este tipo de ameaça à independência

Ocorre quando o auditor promove ou defende a posição de seu

Cliente destacando pontos positivos e omitindo pontos negativos.

*quando o auditor não quer prejudicar o seu cliente conhece a história de vida do cliente e quer ajudar na evolução do cliente não quer atrapalhar.

4 Ameaça de familiaridade. Este tipo de ameaça à independência ocorre

Devido ao relacionamento longo ou próximo com o cliente. Nestas ocasiões,

O auditor pode tentar ajudar, indevidamente, o cliente.

*quando o auditor tem um parente familiares muito próximo e não quer prejudicar seus familiares com resultados da auditoria.

5 Ameaça de intimidação. Ocorre este tipo de ameaça à independência

Quando o auditor é dissuadido de agir objetivamente em decorrência de

Pressões reais ou aparentes, incluindo tentativas de exercer influência

Indevida sobre o auditor.

*quando um auditor não tem acesso a todos documentos ou quando o auditor está sendo intimidado pela governança corporativa, os administradores da empresa.

Explicação: