IDNLearner.com, sua plataforma para esclarecimentos detalhados. Descubra uma ampla gama de temas e encontre respostas confiáveis dos membros especialistas de nossa comunidade, sempre disponíveis para você.

Conforme estudado no capítulo 3, é possível afirmar que as atividades que envolvem a leitura e a escrita nos remetem aos usos sociais que delas fazemos. O professor, então, em sua prática pedagógica, não deveria lançar mão da forma lúdica, do repertório sociocultural, das tradições e construção de novos saberes, incorporando, por exemplo, quadrinhas, músicas, poesias, narrativas, imagens, lendas, brincadeiras, cantigas de roda, parlendas, trava-língua que são pesquisadas e trabalhadas no cotidiano. Esse viés possibilita o diálogo com a leitura e a escrita.



Nessa perspectiva, segundo Emanuel (2018, p. 91),



As crianças, nas atividades lúdicas, recorrem à oralidade, pelo fato de saberem de memória o texto apresentado. As intervenções feitas problematizam a leitura exigindo dos aprendizes a busca por outras estratégias de exploração do texto; dessa forma, há o investimento em proporcionar atividades contextualizadas e significativas sem perder de vista a especificidade da alfabetização e das questões que envolvem a aprendizagem da escrita: percepção das regularidades e a consciência fonológica, explorando as rimas, aliterações, etc, para o trabalho com a alfabetização.



Após a leitura do enunciado e de seus estudos a esse respeito, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e, depois, assinale a alternativa correta.



( V ) Na prática pedagógica, a realização de atividades lúdicas que envolvam leitura e escrita nem sempre levam ao desenvolvimento para a constituição sólida de uma vida alfabetizada e letrada.

(F ) Nós, professores de língua materna, construímos possibilidades de intervenção qualificada e planejamos situações pertinentes ao momento e que permitam o desenvolvimento do processo de desenvolvimento da leitura que, por sua vez, é coletivo.

( V ) A criança deve estar imersa num contexto em que práticas sociais de linguagem sejam efetivamente vividas para que o “alfabetizar letrando” aconteça.

( V ) As crianças, nas atividades lúdicas, recorrem à oralidade, pelo fato de saberem de memória o texto apresentado e, com isso, há o desenvolvimento da percepção das regularidades e a consciência fonológica, explorando as rimas, aliterações, etc.



A opção correta é:



( )V, V, F, F.


( ) V, V, V, F.


( X ) V, F, V, V.


( ) V, V, V, V.


( ) F, F, F, V.


Sagot :

Resposta:

V, F, V, V. corrigida

Explicação:

corrigida