Obtenha soluções detalhadas no IDNLearner.com. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos do conhecimento.

Desde o início do século XIX, os cientistas se baseiam nos modelos para comprovar as evidências sobre a existência dos átomos. Cada um desses cientistas contribuiu com seus estudos e teorias para se chegar ao modelo atual. A experiência de Rutherford, por exemplo, ao utilizar a radiação alfa (α) sobre a lâmina de ouro, permitiu um grande avanço para o modelo atômico. Esse novo modelo mostra que o átomo é constituído por elétrons girando em órbitas. Constituído por núcleo e eletrosfera. Constituído por subníveis de energia. Uma esfera de carga positiva. Uma esfera maciça e indivisível.

Sagot :

Resposta:

A) constituído por elétrons girando em órbitas.

Explicação:

Para verificar se os átomos eram maciços, Rutherford bombardeou uma fina lâmina de ouro com pequenas partículas de carga positivas, denominada partículas alfa, emitidas por um material radioativo proveniente do polônio. Ele observou que a maior parte dessas partículas atravessava a lâmina, algumas eram repelidas e outras eram desviadas. A conclusão que ele chegou era átomo possui um grande vazio e seria formada por outras partículas: os prótons e elétrons. O átomo seria constituídos por um núcleo carregado positivamente e uma nuvem eletrônica carregada negativamente. Essa nuvem eletrônica era composta por elétrons que giravam em órbitas elípticas ao redor do núcleo, como o sistema solar. Esse era o motivo pelo qual, algumas partículas foram repelidas, pois elas bateram no núcleo atômico de ouro. Enquanto as que foram desviadas, elas passaram muito perto do núcleo do ouro que era positivo, gerando uma repulsão.

Resposta:

letra (a)

Explicação:

eu coloquei essa espero te ajudado bjs da ysa;)