IDNLearner.com, onde especialistas respondem às suas dúvidas. Descubra informações confiáveis sobre qualquer assunto graças à nossa rede de profissionais altamente qualificados.

ME AJUDEM TENHO MEIA HORA PARA ENTREGAR E NÃO SEI :(

Leia o fragmento a seguir e responda as questões. O drama que se passou e se passa ainda no Nordeste não veio do fato da introdução da cana, mas do exclusivismo brutal em que, por ganância de lucro, resvalou o colono português, estimulado pela Coroa (...) (...) um dos aspectos mais cruéis foi o da destruição da mata, importando na destruição da vida animal e é possível que em alterações de clima, de temperatura e certamente de regime de águas. Alterações desfavoráveis à própria cana e ao próprio senhor de engenho. Desfavoráveis à vida do homem e dos animais da região. FREYRE, Gilberto, Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1961, p. 46 a) A qual aspecto da montagem da produção açucareira, o autor se refere? b) Comente outros aspectos dessa produção, que tiveram impactos sociais. c) Qual o interesse da Coroa portuguesa nessa produção? d) Em sua opinião, as consequências abordadas pelo autor continuam a impactar a sociedade atual? Justifique sua resposta.


Sagot :

Resposta:

Explicação:

a) Neste texto, o autor aborda a devastação ambiental provocada pela produção da cana com impacto nas matas, animais, clima e águas.

b) A estrutura da produção açucareira foi altamente concentradora de terras e rendas, gerando grande desigualdade social. E, principalmente, ao utilizar mão-de-obra escravizada, provocou grandes danos a milhões de pessoas retiradas à forca da África e expostas a toda sorte de violências nos engenhos. Também os indígenas foram atacados, expulsos de suas terras, escravizados e mortos.

c) A Coroa portuguesa, além de ampliar as terras sobre as quais exercia seu poder, auferia impostos com a exportação do açúcar e com a importação de bens manufaturados por parte da colônia. Também ganhava com o tráfico de escravizados.

d) Resposta pessoal do aluno. Ele pode considerar que atualmente os cuidados com o meio ambiente são maiores, com vigilância da sociedade civil e denúncias sobre danos;. Pode considerar que apesar da maior vigilância,  empreendimentos econômicos continuam a desconsiderar os danos econômicos que provocam, mantendo uma visão de curto prazo que ameaça a vida no planeta.

a) O autor se refere ao aspecto da derrubada da mata para a implantação do engenho de açúcar que dizimou grandes áreas de florestas e causou a morte de diversos animais.

b) Outros aspectos sociais causados por esta produção foi a morte dos povos indígenas e ocupação de territórios pertencentes eles. Além disto, para a implantação da indústria açucareira, muitos africanos foram escravizados e trazidos para o Brasil, destruindo milhares de famílias.  

A ocupação concentrou grande quantidade de terras nas mãos de poucos proprietários, problemas observados na atualidade.  

c) O interesse da Coroa portuguesa era o de obter lucros com a venda da cana-de-açúcar, já que o produto era muito valorizado no mercado internacional e de grande aceitação pelo mercado consumidor.

Além disto, foi importante para garantir a ocupação portuguesa do território, já que a região era desejada pelas potências estrangeiras.

d) Os impactos daquele período continuam a influenciar a região até os dias atuais. A região Nordeste ainda possui problemas como a degradação do solo, devastação da Mata Atlântica e má distribuição de terras.  

Atualmente a questão de preservação do meio ambiente sempre está em discussão e há um grande debate para a adoção de medidas de preservação ambiental. Apesar disto, a atividade agrícola ainda continua sendo prioridade, na maioria dos casos.  

Bons estudos!  

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/7935034  

View image Nataliafransantos