IDNLearner.com, seu guia para esclarecimentos rápidos e precisos. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.
Sagot :
Resposta:
Vou listar para você o que ocorre e como ocorre em ordem cronológica
Explicação:
Primeiramente, ao se alimentar a toupeira passou por alguns estímulos sensoriais, como o olfato, o paladar.
Independente de qual sentindo seja, as informações deles são enviadas para o sistema nervoso central através de neurônios sensoriais, também chamados de neurônios aferentes.
Os neurônios aferentes recebem o estímulo sensorial (cheiro, sabor, tato, etc) e se despolarizam, criando um impulso nervoso que passa de neurônio a neurônio até chegar ao sistema nervoso central.
O sistema nervoso central é o responsável por processar esse impulso nervoso e transformá-lo em uma resposta do organismo.
Por exemplo:
Quando sentimos o cheiro da comida, nosso sistema nervoso central responde aumentando a atividade do nosso sistema gastrointestinal, ou quando nos queimamos, nosso sistema nervoso envia sinais para que nosso corpo pare de encostar na fonte de calor.
Essa resposta criada pelo sistema nervoso é enviada para os órgãos efetores através de neurônios efetores (efetor significa "aquele que realiza a ação", portanto, complementando os exemplos citados, o neurônio efetor leva a resposta do sistema nervoso central para o estômago, para que o mesmo aumente sua atividade, ou para o músculo, para que o mesmo não encoste no objeto quente.
Resumindo, a cascata de estímulo-resposta sensorial segue a seguinte ordem:
estímulo sensorial - nervo sensorial (aferente) - sistema nervoso central (processamento) - nervo efetor - órgão-alvo.
Sua presença em nossa comunidade é crucial. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos construir uma comunidade vibrante e enriquecedora. Obrigado por escolher IDNLearner.com. Estamos dedicados a fornecer respostas claras, então visite-nos novamente para mais soluções.