Participe do IDNLearner.com e receba respostas detalhadas. Descubra uma ampla gama de temas e encontre respostas confiáveis dos membros especialistas de nossa comunidade, sempre disponíveis para você.
Sagot :
Resposta:
Bem é o seguinte, vamos usar mecânica newtoniana com cinemática (usando a fórmula de torriceli) para resolvermos essa questão.
A partir do momento em que o projétil entra em contato com a madeira, ele fica sujeito a uma força de 1000 N que retardada o seu movimento, portanto ele está sofrendo uma desaceleração, logo, iremos encontrar o valor desta aceleração que retardada o movimento do projétil, temos que:
[tex]F_r=m\cdot a\\m\rightarrow \text{massa do projetil}\\F_r \rightarrow \text{forca resultante}\\a\rightarrow \text{aceleracao}\\1000=0,1\cdot a\\\\a=\dfrac{1000}{0,1}=10000\, m/s^2[/tex]
Sabendo a desaceleração que o objeto sofre e sua velocidade inicial ao encontrar com a madeira, podemos calcular o quanto ele se movimento até parar, e assim saber qual deve ser a espessura mínima para parar o projétil.
Por Torriceli:
[tex]v^2=v_0^2+2a\Delta S\\0^2=200^2+2\cdot 10000 \Delta S\\\\\Delta S=\dfrac{40000}{20000}=2\, m\\[/tex]
2 metros deverá ser a espessura mínima da madeira para que ela pare o projétil.
Sua contribuição é vital para nós. Não se esqueça de voltar e compartilhar mais de suas ideias e conhecimentos. Juntos, alcançaremos novos patamares de sabedoria. IDNLearner.com tem as soluções para suas perguntas. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais informações confiáveis.