IDNLearner.com, a comunidade de troca de conhecimento. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos.
Sagot :
Resposta:
A inserção de novas tecnologias digitais na produção agrícola e extrativista do bioma amazônico foi um dos destaques do último dia de programação do 1º Encontro de Bioeconomia e Sociobiodiversidade da Amazônia. Promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o evento foi realizado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus, e contou com a participação de pequenos produtores rurais, gestores públicos, pesquisadores, representantes de empresas e organizações da sociedade civil que trabalham com bioeconomia.
Um dos projetos que chamou a atenção dos debates desta quarta-feira (13) foi o da Amazônia 4.0, apresentado pelo pesquisador Carlos Nobre, que integra o conselho do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. O especialista lançou o desafio de pensar a Amazônia no contexto da quarta revolução industrial e apresentou soluções de terceira via para viabilizar a produção econômica na floresta com proteção sócio ambiental.
A partir da combinação de novas tecnologias, como internet das coisas e ferramentas 3D, com o potencial biológico da floresta, a proposta da Amazônia 4.0 sugere mudanças nos sistemas socioecológicos baseadas em um modelo de bioeconomia que utiliza ciência e tecnologia para exploração sustentável da biodiversidade amazônica, agregacao de valor dos produtos florestais com empoderamento das populações e comunidades locais.
Explicação:
Tirei de um texto falando sobre a sustabilidade da Amazonia 4.0 hehe
Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Volte em breve para fazer mais perguntas e contribuir com suas ideias. Sua participação é crucial para nossa comunidade. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas confiáveis, então visite-nos novamente em breve.