Descubra um mundo de conhecimento e respostas comunitárias no IDNLearner.com. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema ou problema que enfrentar.

No modelo neoclássico, as vantagens da centralização e descentralização do processo de tomada de decisões no contexto organizacional, eram discutidas e suas vantagens e desvantagens, apresentadas a fim de que fosse possível compreender em que ocasiões era vantajoso manter as decisões em níveis mais altos da organização e em que momentos era saudável delegar o processo para níveis mais baixos da organização. A esse respeito, Coltro (2015, p. 218), trata as organizações com sistema de tomada de decisão centralizado como “organizações altas”, pois as decisões ficam à cargo dos níveis hierárquicos mais altos, e àquelas com sistema descentralizado como “organizações planas”, onde a filosofia de gestão da organização concede certa medida de autonomia aos trabalhadores e as decisões são tomadas em níveis mais baixos.

COLTRO, Alex. Teoria Geral da Administração . Curitiba: Intersaberes, 2015.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.


Como aspectos positivos da descentralização pode-se destacar a redução dos custos operacionais e o fato de as decisões serão tomadas pelos próprios executores da tarefa.

Como vantagens da centralização pode-se destacar a maior motivação e a maior quantidade de informações disponíveis no processo.

Como aspectos positivos da centralização, destaca-se que as decisões estarão alinhadas aos objetivos da organização e que serão tomadas por pessoas mais bem preparadas.

Como aspectos negativos da descentralização, cita-se o distanciamento dos fatos e a demora para a chegada das informações e a eventual distorção das informações.

Como aspectos negativos da centralização, estão o eventual direcionamento para objetivos departamentais, que podem destoar dos organizacionais e aumento no custo operacional.


Sagot :

Resposta:

Como aspectos positivos da centralização, destaca-se que as decisões estarão alinhadas aos objetivos da organização e que serão tomadas por pessoas mais bem preparadas.

Explicação:

[...] ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização. Com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização. (CHIAVENATO, 2005, p. 162).