Encontre respostas para qualquer pergunta no IDNLearner.com. Nossa plataforma de perguntas e respostas é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas.
Sagot :
O problema trás uma associação de resistores em série. Pela primeira Lei de Ohm, podemos calcular a corrente elétrica da seguinte forma:
[tex]U=R\times i[/tex]
Onde U é a voltagem, também chamada de diferença de potencial (ddp), R é a resistência total, e i é a corrente elétrica.
Numa associação em série, a corrente que percorre os resistores é conservada, ou seja, a corrente que percorre cada resistor é igual a corrente total. Já a ddp, ela varia de acordo com cada resistor.
A resistência equivalente em uma associação em série é dada pela soma dos valores das resistências. Dessa forma, a resistência equivalente do problema vale:
[tex]R_{eq} =R_{1}+R_{2}\\\\R_{eq} =2\Omega + 6\Omega = 8 \Omega \\\\[/tex]
Com o valor da resistência equivalente, basta utilizar a relação da Primeira Lei de Ohm para encontrarmos a corrente total do circuito:
[tex]U = R\times i\\\\24 V = 8\Omega \times i\\\\i = \frac{24}{8} =3 A[/tex]
A corrente total do circuito é i = 3 A. Como a corrente em cada resistor é igual a corrente total do circuito, nessa associação, podemos afirmar que a corrente elétrica que atravessa os terminais é de i = 3 A
Espero ter ajudado!
Agradecemos sua participação ativa. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos construir uma comunidade vibrante e enriquecedora, onde todos aprendemos e crescemos. IDNLearner.com é sua fonte de respostas precisas. Obrigado pela visita, e volte para mais informações úteis.