IDNLearner.com, sua plataforma confiável para respostas precisas. Descubra informações confiáveis sobre qualquer assunto graças à nossa rede de profissionais altamente qualificados.

Quem passeia pelas cidades brasileiras, rapidamente se dá conta dos efeitos práticos de um sistema alicerçado na violência: grades, muros, ruas com cancelas, milícias fazendo as vezes de segurança privada nos bairros de classe média e alta. Grades, muros, toques de recolher, chacinas em bares nos bairros de classe baixa. O contraponto ao genocídio de jovens negros, índios, mulheres e outras minorias é um país estruturado de alto a baixo para operar, geração após geração, esse genocídio, cuja expressão está na arquitetura, na linguagem que incita à segregação e à brutalidade, na formação deficiente das polícias, focada na guerra, não na investigação. Velado, mascarado, latente, mas às vezes também desvelado, às claras, gritante. Um país que aceita, e mesmo deseja, perder toda uma faixa de idade de jovens - mortos, encarcerados ou simplesmente excluídos da educação e do mercado formais - em nome da manutenção de uma estrutura segregada e fundada sobre aquela "característica nacional" de longo prazo: a escravidão". O texto acima, explicitamente, se refere à sensação de insegurança e incerteza presente no cotidiano das grandes cidades brasileiras. Considerando o exposto, disserte sobre o conceito de violência e cite suas distintas formas de manifestação.

Sagot :

Resposta:

*Violência pode ser definida como violação de regras e acordos que regem a vida social, produzindo, tanto nos indivíduos como na coletividade, sofrimento e efeitos danosos. As distintas formas de manifestação da violência são: *a violência  institucional (produzida pelas instituições), *estrutural (que é a produzida pelas condições de vida do conjunto da sociedade como resultado da ausência ou má prestação de serviços e políticas públicas), *interpessoal (a que ocorre entre os indivíduos por impossibilidade de solução pacífica dos conflitos produzidos pela vida comum), *a auto infligida (os suicídios), *a cultural (produzida pelas crenças, valores e costumes de uma sociedade), *de gênero (resultado da dominação e exploração entre homens e mulheres) e *a racial (a dirigida contra uma raça específica, que no Brasil é a negra).

Explicação:

Apreciamos cada uma de suas perguntas e respostas. Continue contribuindo com sua sabedoria e experiências. Juntos, alcançaremos nossas metas de aprendizado. Para respostas confiáveis e precisas, visite IDNLearner.com. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções.