IDNLearner.com, sua plataforma para respostas detalhadas. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos.

Em uma determinada reunião de professores, o professor Fábio informou que não elaboraria outros elementos avaliativos para aplicar no bimestre ao seus alunos, assim, faria somente uma prova que abarcasse todo o conteúdo, portanto, a nota obtida pelos alunos seria a única para o processo. Os demais professores, cientes da concordância das ações avaliativas com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, estranharam a decisão do professor e argumentaram elencando vários aspectos que devem ser considerados ao se pensar em avaliação. Conhecendo os fundamentos de um processo avaliativo de qualidade, analise as afirmativas abaixo. I. A avaliação na escola pode ser composta por uma prova única, visto que nela o aluno expressa tudo o que aprendeu em sala de aula, sendo assim, o professor Fábio está correto em sua decisão. II. A prova, por ser um instrumento de extrema relevância, por si só pode ser considerada suficiente para obtenção de um conceito que permite ao aluno ser aprovado ou reprovado cumprindo com a função da escola. III. Uma avaliação única não pode ser a opção de avaliação para o professor. Existem muitas formas de se avaliar e que podem ser utilizadas pelo professor de forma concomitante ao trabalho do conteúdo. Neste sentido, o professor em questão deve repensar sua ação avaliativa. IV. No processo de avaliação da aprendizagem, o aluno expressa seus conhecimentos sobre o conteúdo e, quando esta ação é feita ao longo de um período, estes conhecimentos vão se consolidando e, assim, se efetiva a prática educativa. V. Tanto o professor Fábio quanto todos os demais devem estar cientes de que a verificação do que o aluno aprendeu é um processo contínuo e não estático. A avaliação deve ser realizada ao longo de todo o processo. É correto o que se afirma em:

Sagot :

Resposta:

Alternativa 4 - III, IV, V

Explicação:

Para mim são as mais coerentes

Resposta:

São verdadeiras:

III. Uma avaliação única não pode ser a opção de avaliação para o professor. Existem muitas formas de se avaliar e que podem ser utilizadas pelo professor de forma concomitante ao trabalho do conteúdo. Neste sentido, o professor em questão deve repensar sua ação avaliativa.

IV. No processo de avaliação da aprendizagem, o aluno expressa seus conhecimentos sobre o conteúdo e, quando esta ação é feita ao longo de um período, estes conhecimentos vão se consolidando e, assim, se efetiva a prática educativa.

V. Tanto o professor Fábio quanto todos os demais devem estar cientes de que a verificação do que o aluno aprendeu é um processo contínuo e não estático. A avaliação deve ser realizada ao longo de todo o processo.