Encontre todas as suas respostas no IDNLearner.com. Nossos especialistas estão sempre dispostos a oferecer respostas profundas e soluções práticas para todas as suas perguntas.
Sagot :
A resposta correta é alternativa “a”, os “índios amigos” deveriam aceitar a catequização e assumir a função de sustentar e defender os portugueses, ao passo que os “gentios bravos” eram grupos apontados como rebeldes e violentos, associados à prática da antropofagia, e poderiam ser destruídos com apoio legal da Coroa, sob o argumento da “guerra justa”.
Em relação às outras alternativas:
b) INCORRETO: conhecidos também como “negros da terra”, somente os “gentios bravos” podiam ser escravizados com o apoio da lei de "guerra justa”. Além disso, jamais houve no Brasil uma relação de trabalho remunerado com grupos indígenas não submetidos ao poder colonial.
c) INCORRETO: apesar de temidos por seu poder de batalha no interior das matas, os “gentios bravos” eram adversários dos portugueses. Ademais, os “índios amigos” poderiam até ser utilizados para o trabalho doméstico, mas sempre por imposição, e não vontade própria.
d) INCORRETO: aceitar a catequização era uma imposição dos portugueses para não enquadrar uma tribo sob a lei da “guerra justa”. A ideia de indígenas hostis que tivessem aceitado a fé cristã para adaptá-la às práticas antropofágicas é, por si só, absurda.
e) INCORRETO: A antropofagia (ato ritualístico de comer carne humana) era considerada uma das condições que permitiram aos portugueses declararem “guerra justa” contra uma tribo de “gentios bravos”. Ademais, devido à barreira biológica que havia entre as populações, os portugueses foram responsáveis por trazer uma série de enfermidades que massacraram milhões de indígenas, e não o contrário.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/45052858
https://brainly.com.br/tarefa/38505005
A alternativa correta com relação aos índios amigos e gentios bravos é a letra a) “índios amigos” eram servos catequizados, e os “gentios bravos” eram indígenas hostis, escravizados sob o argumento da “guerra justa”.
No contexto do Brasil colonial tem-se que os "índios amigos" era aqueles que aceitavam o processo de catequização, já no caso dos "gentios bravos" refere-se aos nativos violentos que não aceitavam as imposições portuguesas.
Dentro desse período existia o argumento da "guerra justa" onde os "gentios bravos" poderiam ser mortos ou escravizados com o apoio da coroa portuguesa, já que além de violentes e rebeldes eles eram associados à prática da antropofagia.
Somente os "gentios bravos" poderiam ser escravizados sob a justificativa da "guerra justa", nunca houve no Brasil uma relação de trabalho assalariado com os indígenas, o trabalho realizado era sempre por imposição dos portugueses.
Para mais informações sobre o Brasil Colonial, acesse: brainly.com.br/tarefa/18069941
Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!
Agradecemos sua participação contínua. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. Obrigado por escolher IDNLearner.com para suas perguntas. Estamos aqui para fornecer respostas precisas, então visite-nos novamente em breve.