IDNLearner.com, sua plataforma para perguntas e respostas. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema ou problema que enfrentar.

Leia o texto abaixo que aborda uma certa visão da Teoria da Contingência:

Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Dentro de uma relação funcional, as variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes. Existe uma relação funcional entre elas, como vimos, essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização. A administração contingencial pode ser intitulada de abordagem do "se-então", pois o reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são importantes para a abordagem contingencial. Porem eles não são suficientes, necessitando as relações funcionais com as condições ambientais e as práticas administrativas ser constantemente identificadas e ajustadas,

Fonte: http://www.foccus.adm.br/aula-21---teoria-contingencial.html (Links para um site externo.)

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Na perspectiva contingencial uma organização não pode utilizar princípios universais e não há uma única forma de estruturar uma organização.

II. Uma visão contingencial dentro da organização proporciona uma forma de gestão que avalia diferentes formas de identificar o problema e reconhecer a influência de diferentes variáveis.

III. Diante da estabilidade no plano social e econômico, a visão contingencial é desnecessária e não colabora na flexibilidade das organizações.

É correto apenas o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta

I, II e III.

I.

II e III.

I e II.

I e III.


Sagot :

A visão contingencial (letra D) é baseada na necessidade de mudança e adaptação a uma nova realidade.

Letra D: I e II.

O erro da assertiva III consiste na ideia de que a visão contingencial é desnecessária em um cenário de estabilidade socioeconômico. Na verdade, a visão contingencial é essencial para a realização correta da leitura do ambiente externo e, consequentemente, verificação das estratégias que podem ser usadas nos momentos de imprevistos.

Ainda, as assertivas I e II mostram corretamente que a visão contingencial não é baseada somente em uma solução para os problemas organizacionais.

Você é um(a) vencedor(a)!