Obtenha conselhos de especialistas e respostas detalhadas no IDNLearner.com. Nossa plataforma de perguntas e respostas é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas.

Atividade da Caed Língua Portuguesa

Atividade 6

Leia o texto abaixo.

[...] Talvez ninguém reparasse, nem eles mesmo, porém foi sim, foi depois daquela noite, que os dois começaram brigando por um nada. Dois manos brigando desse jeito, onde se viu! E dantes tão amigos... Pois foi naquela noite. Sentados um a par do outro, olhavam a quermesse. [...]

Contemplavam o povo entrançado no largo. Seguiam um, seguiam outro, pensando só com os olhos. Nem trocavam palavra, não era preciso mais: se conheciam bem por dentro. De repente viraram-se um pro outro como pra espiar onde que o mano olhava. Aldo fixou Tino. Tino não quis retirar primeiro os olhos. Olho que não pestaneja cansa logo, fica ardendo que nem com areia e pega a relampear. [...] Aldo fez assim um jeito de muxoxo pro [...] irmão, riu com desprezo. Tino arreganhou o focinho como gato assanhado.

Se separaram. Aldo foi falar com uns rapazes, Tino foi falar com outros. [...]

Uma das características da 1ª geração modernista em evidência nesse texto é

A)a estrutura em versos sem rimas.



B)a saudade da infância.


C)a temática da vida cotidiana.


D)o foco na atuação sociopolítica.


E)o nacionalismo crítico.

Podem me ajudar Obrigadaaaah


Sagot :

Resposta:

C

Explicação:

Uma das características da primeira geração modernista em evidência no texto é a temática da vida cotidiana, e por isso a alternativa correta é a letra C.

A renovação na estética da arte brasileira aconteceu com a Semana de Arte Moderna, em 1922.  Nisso iniciou o Modernismo no Brasil, onde o objetivo era a renovação artística, não tendo mais influências europeias, indo em desencontro ao que era comum na época. Por isso, a etapa é chamada de "fase de destruição" ou "fase heroica".

Nessa primeira etapa do Modernismo, era comum falar sobre o dia a dia, as coisas comuns da vida dos indivíduos.

Nas obras dos artistas desse período se tinha a presença da linguagem popular e coloquial, além do sarcasmo e ironia. Os artistas buscavam valorizar o folclore brasileiro, ao invés de somente serem influenciados pelos europeus.

Veja mais sobre o Modernismo brasileiro em:

brainly.com.br/tarefa/37357396

View image Martinkoliveira