IDNLearner.com, o destino para soluções rápidas e claras. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas detalhadas para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.

A neuropsicologia entende a participação do cérebro como um todo, no qual as áreas são interdependentes e inter-relacionadas. Isso se denomina sistema funcional. Dessa maneira, sabe-se que, a partir do conhecimento do desenvolvimento e funcionamento normal do cérebro, pode-se compreender alterações cerebrais, como no caso de disfunções cognitivas e do comportamento resultante de lesões, doenças ou desenvolvimento anormal do cérebro

PAULA, Giovana Romero et al. Neuropsicologia da aprendizagem. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 23, n. 72, p. 224-231, 2006. Disponível em . Acesso em 25 ago. 2020.

Considerando o exposto e a divisão cerebral, analise as afirmações a seguir:

I. Essas unidades são interdependentes pois selecionam, filtram, alocam e refinam essa integração de estímulos durante a aprendizagem.
II. O modelo de subdivisão cerebral consiste em três unidades básicas: unidade de alerta, unidade de atenção e unidade de execução motora.
III. Uma disfunção entre as unidades de percepção e planificação podem gerar hiperatividade, por exemplo, dependendo do problema de processamento da do estímulo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
III, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.


Sagot :

Resposta:

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Explicação:

Resposta:

Alternativa correta 1: 1 apenas

Explicação:

A alternativa 2 está incorreta, pois o modelo de subdivisão do cérebro

humano é composto em três unidades básicas: a primeira é a unidade de alerta e atenção;  a segunda de recepção, integração, codificação e processamento sensorial; e a terceira de execução motora, planificação e avaliação.

A alternativa 3 relaciona  a hiperatividade com Uma disfunção entre as unidades de percepção e planificação, no entanto conforme página 64 a hiperatividade seria decorrente de uma disfunção na primeira unidade básica de alerta e atenção.