IDNLearner.com, seu guia para respostas confiáveis e rápidas. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar.

AJUDAAA PFFF

1.O que são lugares sagrados?
2.Qual o propósito dos lugares sagrados?
3. Qual a importância dos espaços religiosos?
4. Pesquise e comente sobre 03 lugares sagrados no Brasil.


Sagot :

1) são lugarem que devem ser respeitados

2)O lugar sagrado é direcionado a uma religião, assim, ele pode ser construído para a divindade ou um local em que acontece o culto e que durante a permanência da manifestação é considerado sagrado.

3)Tanto os homens quanto as mulheres de fé constroem locais para se conectarem com o Sagrado. Todos os espaços citados são para a prática religiosa, possuem grande simbolismo, transformam a paisagem, produzem engajamento e integração da comunidade da qual participam.

4)Aparecida do Norte (SP)

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, situado em Aparecida do Norte, interior de São Paulo, recebe cerca de 12 milhões de peregrinos por ano.

Em 2020, por conta da Covid-19, esse número caiu bastante, mas alguns fiéis mantiveram a tradição de visitar o local sagrado.

A igreja dedicada à padroeira do Brasil é um dos maiores templos católicos do mundo.

Além de assistir às missas, os devotos podem conhecer a Sala das Promessas, que guarda centenas de objetos, fotos e cartas em agradecimento à Santa.

Outra opção é o Morro do Presépio, que traz mais de 70 esculturas que representam passagens religiosas.

Também é possível fazer o passeio de bondinho aéreo, que dá acesso ao Mirante do Morro do Cruzeiro.

Quer saber onde ficar em Aparecida? O ibis Guaratinguetá Aparecida tem boa localização, a pouco mais de 15 minutos de carro do Santuário Nacional.

2. Juazeiro do Norte (CE)

Cerca de 2,5 milhões de devotos participam anualmente da peregrinação dedicada ao Padre Cícero em Juazeiro do Norte, Ceará.

O movimento é maior na Romaria de Finados, que acontece todos os anos no dia 2 de novembro.

Em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, a programação do evento foi virtual para evitar as aglomerações.

Uma mudança frente a uma tradição que já é antiga: desde 1889, quando uma hóstia consagrada transformou-se em sangue na boca da beata Maria de Araújo, a cidade atrai fiéis de todo o mundo.

3. Belém (PA)

Todos os anos, no segundo domingo de outubro, cerca de 1,5 milhão de pessoas se reúnem em Belém para a celebração do Círio de Nazaré.

Pelo menos era assim até 2020 - a famosa procissão foi mais uma que teve sua programação alterada por conta da pandemia.

Apesar disso, centenas de devotos pagaram suas promessas nas ruas da capital paraense.

A origem da festa ocorreu no ano de 1700, quando uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi achada às margens do igarapé Murutucu.

É nesse mesmo lugar que hoje encontra-se a belíssima Basílica Santuário de Nazaré.

O Grand Mercure Belém do Pará está situado na Avenida Nazaré, por onde, tradicionalmente, passa a procissão do Círio.

Para quem quer economizar ainda mais na hospedagem, o ibis budget Belém tem ótima localização e custo-benefício.

Vai de avião? O ibis Belem Aeroporto fica a 2km do principal acesso!

4. Nova Trento (SC)

A cidade de Nova Trento, em Santa Catarina, é o segundo destino de turismo religioso que mais recebe fiéis no Brasil, atrás apenas de Aparecida.

Nela, estão localizados o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro e o Santuário de Madre Paulina.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o lugar recebe cerca de 840 mil turistas por ano, mas é claro que a pandemia alterou um pouco esses números em 2020.

Um dos destinos litorâneos mais populares do sul do país, Balneário Camboriú fica a somente 61km de Nova Trento.

Hospede-se à beira-mar, no Mercure Camboriú Hotel, ou no ibis Styles Balneário Camboriú, que também fica muito bem localizado, próximo à praia e ao centro da cidade.

Leia mais: Saiba tudo sobre Nova Trento, o berço de Madre Paulina.

5. Trindade (GO)

Situada a 26km de Goiânia, a cidade de Trindade é conhecida pela Festa do Divino Pai Eterno, que acontece anualmente no primeiro domingo de julho, mas é celebrada durante 10 dias.

Estima-se que 2,5 milhões de fiéis participem da romaria todos os anos, buscando encontrar no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno a paz e o contato com a espiritualidade.

Em 2020, o evento foi cancelado devido à pandemia da Covid-19, mas as preparações para a celebração no próximo ano já começaram.