IDNLearner.com, seu guia para respostas confiáveis e precisas. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas detalhadas para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.

Ao analisarmos os Saberes Internacionais podemos definir lateralidade como:

A) Situação de contradição causal entre o exercício da soberania estatal que pode ser fonte de segurança para os cidadãos e, ao mesmo tempo, pode oferecer pontuais riscos e ameaças internas e externas a outros Estados. Representam sistema de autoajuda dos Estados de equilíbrio tentativo diante da maximização da segurança

B) Sistema internacional criado e reconhecido após o Tratado de Westphalia de 1648 que tem no Estado nacional com sua summa potestas a base fundamental de engrenagens endógenas e exógenas internacionais. Sistema de uniformização estatal e de prevalência de seus institutos soberanos.

C) Quantidade de Estados ou outros atores internacionais envolvidos em um determinado processo jurídico-negocial. Quantidade de entes partícipes em determinada conjuntura de interação diplomática.

D) Exercício de hiperpoder multidimensional por um ou mais Estados em escala global. O exercício hegemônico pressupõe reconhecimento de tal capacidade por parte dos demais Estados. É escalonada na forma de consolidação, primeiramente, da liderança, posteriormente, da supremacia em determinadas áreas.

E) Recorte temporal de longa duração com determinação da governança entre os Estados por meio da junção do exercício de poder hegemônico em parceria com seus valores, princípios e ideais exportados e aceitos pela grande maioria dos demais Estados.