IDNLearner.com, um espaço para troca de conhecimento. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas para todas as suas perguntas importantes e resolver suas dúvidas.

Porque a penicilina revolucionou a medicina.

Sagot :

Resposta:

A descoberta da penicilina foi, sem dúvidas, um grande avanço para a medicina em todo o mundo. Foi a partir da descoberta desse antibiótico que várias doenças, que antes matavam várias pessoas, puderam ser curadas e hoje são tratadas com relativa facilidade.

A penicilina revolucionou a medicina por ser o primeiro antibiótico descoberto, que não apenas salvou vidas aos milhares como deu início a uma nova era de tratamentos.

A penicilina foi descoberta acidentalmente pelo pesquisador Alexander Fleming, em 1928, quando uma colônia de bactérias que ele estava cultivando no laboratório foi contaminada por um fungo chamado Penicillium notatum. Ele viu que as bactérias não conseguiam sobreviver perto do fungo, e anos foi isolada a penicilina - uma substância que o fungo produzia que podia causar morte das bactérias.

Antes da penicilina, as doenças infecciosas causadas por bactérias eram uma das maiores causas de morte em todo o mundo, e muito pouco podia-se fazer além de usar plantas medicinais e esperar que o doente melhorasse.

A partir dessa descoberta, pessoas e animais acometidos por bactérias podiam ser tratados e sobreviver, e mais importante que isto, um novo conceito foi desenvolvido e segue em alta até os dias de hoje: a ideia de que é possível vencer doenças infecciosas através de moléculas e princípios ativos que os prejudiquem o agente infeccioso sem prejudicar o paciente. Dali em diante, muitos outros antibacterianos foram desenvolvidos, como é o caso de medicamentos como a amoxicilina, azitromicina, enrofloxacina e outros.  

"O uso de antibióticos só pode ser feito sob orientação de um profissional da saúde devidamente qualificado. Jamais use desse tipo de medicamento sem antes consultar-se com veterinário ou médico."

Bons estudos.