IDNLearner.com, onde a comunidade se une para ajudar. Nossa plataforma é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas.
Sagot :
A ordem correta é 5 - 2 - 1 - 3 - 4
A leishmaniose é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania, que mantém seu ciclo de vida como um parasita de diversas espécies domésticas e selvagens, inclusive seres humanos.
A leishmania é um parasita heteroxeno (precisa de hospedeiro intermediário) que parasita principalmente macrófagos e passa por diversos estágios durante o seu ciclo, que veremos a seguir.
Ciclo de vida
O parasita vive no interior dos macrófagos, se multiplica deles na sua forma amastigota. Quando um mosquito, em especial a Lutzomya longipalpis que é o vetor da leishmaniose, pica o ser humano ou animal portador de leishmania, acaba por ingerir estes macrófagos infectados.
O processo de digestão do inseto faz que os macrófagos consumidos sejam rompidos e o parasita é liberado no trato digestório do inseto, onde vai se transformar da sua forma de promastigota. Dali, o parasita vai passar a se dividir e evoluir para sua forma de paramastigota.
Depois de colonizar o trato digestório do inseto, o parasita vai migrar para a região de probócito (boca da lutzomya), muda para forma de promastigota (forma infectante) e se manter ali. No momento em que o mosquito picar outro animal ou ser humano, a leishmania vai acabar sendo injetada direto na corrente sanguínea e tecidos.
Dali, o parasita vai ser fagocitado pelos macrófagos e dentro deles vai se transformar novamente na forma amastigota, para que continue se reproduzindo a vontade e esteja pronto para infectar o próximo vetor.
Bons estudos.
Resposta:
d. 5 – 2 – 1 – 3 – 4.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Sua participação ativa é fundamental para nós. Não hesite em voltar e continuar contribuindo com suas perguntas e respostas. Juntos, construímos uma comunidade mais sábia. Descubra as respostas que você precisa no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e esperamos vê-lo novamente para mais soluções.