IDNLearner.com, respostas rápidas e precisas para suas perguntas. Nossa plataforma é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas.

As lipoproteínas são complexos formados por vários tipos de lipídeos, os triacilgliceróis, os fosfolipídeos e os ésteres de colesterol, e por proteínas específicas, denominadas de apolipoproteínas ou apoproteínas. As apolipoproteínas têm funções de reconhecimento de receptores celulares e de participação no metabolismo das lipoproteínas. Temos cinco classes de lipoproteínas plasmáticas: quilomícron, VLDL (lipoproteína de muito baixa densidade), IDL (lipoproteína de densidade intermediária), LDL (lipoproteína de baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade). O tamanho e a densidade das lipoproteínas plasmáticas dependem das composições lipídicas e proteicas.



De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das definições na Coluna A com seus respectivos conceitos, apresentados na Coluna B.





COLUNA A

COLUNA B

I. Lipoproteína formada nos enterócitos do duodeno, composta principalmente por triacilgliceróis, responsável pelo transporte dos lipídeos obtidos da alimentação na corrente sanguínea.

1. HDL

II. Lipoproteína, sintetizada no fígado e intestino, responsável em remover o excesso de colesterol dos tecidos e de outras lipoproteínas para o fígado.

2. LDL

III. Lipoproteína sintetizada no fígado, composta principalmente por triacilgliceróis, responsável em remover os lipídeos do fígado para os outros tecidos.

3. Quilomícron

IV. Lipoproteína, composta principalmente por colesterol, responsável em fornecer colesterol para as células, especialmente as hepáticas e as produtoras de hormônios esteroides.

4. VLDL

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Escolha uma:
a.
I – 2; II – 3; III – 1; IV – 4.

b.
I – 3; II – 4; III – 2; IV – 1.

c.
I – 1; II – 3; III – 4; IV – 2.

d.
I – 4; II – 2; III – 1; IV – 3.

e.
I – 3; II – 1; III – 4; IV – 2.