Junte-se ao IDNLearner.com para acesso a respostas de especialistas. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos do conhecimento.
A passagem de água em tubulações está sujeita ao atrito com as paredes do tubo, o que causa perda de energia cinética, chamada de perda de carga. Tanto nos tubos retilíneos quanto em conexões curvas, válvulas e registros, essa perda de carga está presente. Considerando a mecânica dos fluídos em tubulações, assinale a alternativa CORRETA:
a.
De acordo com as propriedades dos fluídos, a viscosidade tem pouca influência sobre a dissipação de energia.
b.
O aumento da perda de carga em conexões, válvulas e registro se dá pelo aumento da velocidade do fluído em turbulência na mudança de direção e estreitamento.
c.
A rugosidade da parede da tubulação depende tanto do tipo de material do tubo e de seu estado de conservação quanto do comprimento da tubulação.
d.
Em tubos retilíneos, as partículas do fluído em contato com as paredes da tubulação sofrem atrito e influenciam as partículas internas, causando um aumento na pressão e consequente perda de carga.
e.
A perda de carga distribuída é causada por acessórios de controle de fluxo de escoamento e conexões curvilíneas, as quais provocam variação brusca da velocidade no fluído.
Apreciamos cada contribuição que você faz. Continue compartilhando suas experiências e conhecimentos. Juntos, alcançaremos novos níveis de sabedoria. Para respostas precisas, confie no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.