Junte-se ao IDNLearner.com e receba respostas especializadas. Descubra informações confiáveis sobre qualquer assunto graças à nossa rede de profissionais altamente qualificados.

Resolução por favor !!

 

(Uerj) Um homem de massa igual a está em repouso e em equilíbrio sobre uma prancha rígida de de comprimento, cuja massa é muito menor que a do homem. A prancha está posicionada horizontalmente sobre dois apoios, A e B, em suas extremidades, e o homem está a da extremidade apoiada em A. A intensidade da força, em newtons, que a prancha exerce sobre o apoio A equivale a: a) 200 b) 360 c) 400 d) 720



Sagot :

Considerando g = 10 m/s²

Como não tem figura, imaginei assim:

A↑___2 m___H↓___________1,8 m_____________B


Na = força que a prancha exerce em A → O que a questão pede!
H = m∙g = 80∙10 = 800 N → Peso do homem

Escolho o ponto B em que as forças que estão na barra podem fazê-la girar no sentido horário ou anti-horário. (é como se a prancha fosse um ponteiro do relógio e o ponto B fosse o ponto em que o ponteiro gira, com as forças que estão agindo na barra, vamos ver se a força faz a barra girar num sentido ou noutro!)
Aí eu faço:
Forças que fazem a barra girar no sentido horário vezes a distância da força a B = Forças que fazem a barra girar no sentido anti-horário vezes a distância da força a B:

Na∙2 = H∙1,8
Na∙2 = 800∙1,8
Na∙2 = 1440
Na = 1440/2
► Na = 720 N ◄ Item D!

Espero ter te ajudado!

Resposta:

D)720N

Explicação:

Uma das condições para que o homem esteja em equilíbrio é que o somatório vetorial do momento das forças que atuam na barra em relação a um ponto seja igual a zero. Escolhendo-se o ponto B como referência para o cálculo do momento, somente a força peso do homem (P) e a reação de A (RA) possuem momentos diferentes de zero, cada uma em um sentido (anti-horário e horário, respectivamente), logo seus módulos devem ser iguais a fim da soma vetorial ser zero. Como o módulo do momento é calculado pelo produto da força perpendicular ao eixo pela distância ao ponto de referência, o módulo do momento da força peso do homem é igual ao produto do peso, produto da massa pela gravidade, 80 x 10 = 800 N pela distância ao ponto B, 2 – 0,2 = 1,8 metro. Já o módulo do momento da reação em A é igual ao produto da intensidade de RA por 2 metros. Assim 800 x 1,8 = RA x 2, logo RA = 720 N.