Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e obtenha soluções rápidas. Descubra soluções detalhadas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

Leia o trecho a seguir:
“Heródoto e Tucídides, ambos rompendo com a cronologia mítica e, mesmo assim, cada um deles com suas próprias teorias, retratando o mundo em que estavam inseridos. Mas se não foram os primeiros, por que destacar Heródoto e Tucídides? Embora a reflexão histórica e a sua escrita já fossem uma prática corrente no oriente, é na Grécia que ela surge como gênero literário”
(GONÇALVES, B . Ebook História da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma. Unidade 2. 2019)
A partir da interpretação da autora, é possível afirmar que a contribuição dos gregos para a historiografia pode ser evidenciada:

na problematização a respeito do protagonismo do historiador sobre a escrita da história, reconhecendo a influência de sua subjetividade e seu posicionamento crítico em relação aos registros do passado.

na aplicação do racionalismo e de conceitos filosóficos à escrita da história, comprovando a influência das tradições orientais nas obras do gênero.

no empreendimento de uma pesquisa geográfica de extrema precisão através do conhecimento que os povos gregos tinham do Mar Egeu e Mediterrâneo.


Sagot :

Por intermédio da leitura do trecho apresentado, percebe-se que os gregos contribuíram de forma expressiva para o desenvolvimento da historiografia moderna. Isso ocorreu porque os indivíduos passaram a criar um novo gênero literário, o qual tinha como objetivo, realizar uma reflexão histórica acerca dos acontecimentos do passado.

Nesse sentido, deve-se assinalar como correta a letra a, a qual evidencia a importância da visão subjetiva e crítica do historiador sobre os acontecimentos.