Explore o IDNLearner.com para encontrar respostas confiáveis. Descubra respostas completas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em diversas áreas do conhecimento.
Sagot :
Olá! me acompanhe na resolução, por favor.
A questão pede para você analisar os dados e com base na velocidade e no comprimento da onda, obter a frequência. Para isso, devemos utilizar a equação fundamental da ondulatória, que diz que:
[tex]V = \lambda \cdot f[/tex]
A frequência então é dada pela divisão da velocidade pelo comprimento de onda (lambda), isso significa que quanto maior o comprimento de onda, menor é a frequência. No comprimento máximo, então, possuímos frequência mínima, já para comprimento mínimo, possuímos frequência máxima (para velocidade constante). A faixa da frequência se da entre a frequência máxima e a frequência miníma, isso quer dizer que:
[tex]\dfrac{V}{\lambda max} < f < \dfrac{V}{\lambda min}[/tex]
Agora precisamos passar tudo para o SI. A velocidade já está (m/s), porém o comprimento da onda está em nm, então vamos passar para metro:
[tex]\lambda max = 10~nm = 10\cdot 10^{-9} \rightarrow \lambda max = 10^{-8}~m\\\lambda min = 10^{-2}~nm~(0,01~nm) \cdot 10^{-9} \rightarrow \lambda min = 10^{-11}~m[/tex]
Agora basta jogar na fórmula tendo a velocidade em mente e obter a faixa que a frequência existe.
[tex]\dfrac{3\cdot10^{8}}{10^{-8}} < f < \dfrac{3\cdot10^{8}}{10^{-11}}\\\\3\cdot 10^{16}~Hz < f < 3\cdot10^{19}~Hz[/tex]
A faixa então é essa, espero que tenha entendido.
Qualquer duvida me chame nos comentários, estou a disposição.
Bons estudos!!
Agradecemos sua participação contínua. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. Suas perguntas são importantes para nós no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.