IDNLearner.com, onde a comunidade encontra soluções. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas, projetada para ser precisa e abrangente.

2)
"O Brasil registrou um aumento de concentração de terras em grandes propriedades privadas de pelo menos 2,5%. Dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) revelam que, entre 2010 e 2014, seis milhões de hectares passaram para as mãos dos grandes proprietários — quase três vezes o estado de Sergipe. Segundo o Sistema Nacional de Cadastro Rural, as grandes propriedades privadas saltaram de 238 milhões para 244 milhões de hectares."

Baseado nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I– Na década de 1930, houve o princípio da produção industrial no Brasil, o que resultou no início do processo de êxodo rural no território brasileiro.

II– Nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte da Amazônia, há predomínio de propriedades de menor tamanho, enquanto a área central (Centro-Oeste e sul da Amazônia) há o predomínio de grandes propriedades.

III – No Brasil, são escassas as propostas de reforma agrária, pois há predominância da concentração de terras e a existência dos latifúndios.

Agora, assinale a alternativa correta:


Sagot :

Considerando a história do Brasil e os processos socioeconômicos vividos ao longo dos anos, principalmente a partir da instituição da República, podemos afirmar que a alternativa correta é o item "III - No Brasil, são escassas as propostas de reforma agrária, pois há predominância da concentração de terras e a existência dos latifúndios."

Isso porque, se observarmos claramente, o Brasil ainda não realizou uma reforma agrária estrutural realmente efetiva, com grandes distribuições de terras nos moldes da Revolução Francesa ou da Lei de Propriedade Rural dos Estados Unidos.

Entretanto, o tema ganhou espaço partir da segunda metade do século XX, nos debates políticos brasileiros, culminando com importantes políticas de reforma agrária aplicadas a partir do ano 2002, que resultaram em novas e promissoras perspectivas acerca da questão, além de proporcionarem terra e moradia para milhares de brasileiros até então "deixados de lado" pelas elites governantes brasileiras.