Junte-se à comunidade do IDNLearner.com para soluções rápidas. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos de conhecimento.

Nancy Fraser é uma filósofa norte-americana preocupada sobretudo com a concepção de justiça. Ela é filiada à teoria crítica e propõe alguns debates sobre os conceitos de redistribuição e reconhecimento. Trava um árduo debate para superar a suposta dicotomia que existe entre moralidade e ética quando se fala de redistribuição e reconhecimento.

Sobre esse debate e os argumentos levantados pela autora, analise as afirmativas a seguir:

I. A primeira estratégia da autora é não vincular o reconhecimento à identidade, pois a questão da identidade é extremamente subjetiva. A saída é tratar o reconhecimento como status social.

II. O que exige reconhecimento não é a identidade específica de um grupo, mas a condição dos membros do grupo como parceiros integrais na interação social.

III. O que a autora evidencia é a condição social de participação social dentro de determinado grupo sem que as individualidades sejam apagadas, ou subsumidas pelos aspectos coletivos, propiciando a participação do indivíduo nas relações sociais como um igual.

IV. A ideia fundamental é desinstitucionalizar os padrões de valoração cultural que apontam o que é aceitável, a partir de então é possível criar uma certa paridade na participação social.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.

b)
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.

c)
Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.

d)
Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.

e)
Estão corretas todas as afirmativas I, II, III e IV.

2)
"A época em que vivemos deve ser considerada uma época de transição entre o paradigma da ciência moderna e um novo paradigma, cuja emergência vão se acumulando os sinais, e a que, á falta de melhor designação, chamo de ciência pós-moderna". (SANTOS, 1989, p, 9).

Sobre a reflexão promovida por Boaventura de Sousa Santos, considere as afirmativas a seguir:

I. Boaventura de Sousa Santos trabalha com o termo Epistemologias do Sul, como forma de romper com a colonização epistemológica e abrir campo para novas propostas que deem conta dos problemas atuais e específicos de cada sociedade.

PORQUE

II. Santos levanta a crítica à própria ciência em si ao criticar o modelo eurocêntrico e colonizador de ciência que estabelece o que é certo e o que é errado.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

3)
Nancy Fraser é uma autora que representa o campo das teorias críticas; seus trabalhos são sobre o reconhecimento das minorias.

Acerca do pensamento desenvolvido por esta autora, analise as afirmativas:

I. Pode-se tratar das questões de reconhecimento conjuntamente com as questões de redistribuição, uma vez que solicita paridade de participação social e que deve ser um elemento que se trata por meio da justiça.

II. O não reconhecimento é errado porque constitui uma forma de subordinação institucionalizada – e, portanto, uma séria violação da justiça.

III. O modelo de status, para a autora, é importante para entender o reconhecimento de uma forma que esse não é colocado no campo da ética.

IV. Concebendo o reconhecimento como uma questão de igualdade de status, definido então como paridade participativa, ele fornece uma abordagem deontológica do reconhecimento.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.

b)
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.

c)
Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.

d)
Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.

e)
Estão corretas todas as afirmativas I, II, III e IV.

4)
Anthony Giddens aponta que por mais que se tenha a atuação de distintos grupos nas decisões políticas, a política tradicional ainda tem um peso muito grande nas sociedades contemporâneas.

Sobre o pensamento deste autor, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Propõe uma sociedade de reflexividade, isto é, que seja mais reflexiva com relação às consequências de seus atos.

b)
Aponta a subpolítica como uma das formas de se superar e lidar com os riscos.

c)
Desenvolve o conceito de sociedade de risco, que não está ligado ao aumento de riscos da sociedade atual, mas ao fato de que a sociedade atual está em constante ameaça pelos riscos produzidos.

d)
A sociologia que deste autor se propõe a discutir e construir novos conceitos e novas teorias para superar os riscos existentes na sociedade.

e)
Formula uma teoria neofuncionalista, que resgata a tradição positivista durkheimiana a fim de superar os desafios decorrentes da sociedade contemporânea.


Sagot :

Resposta:

o deque ano você é ei sou do 6⁰ano em felizmente não posso te ajudar mas espero que alguém te ajude deus abençoe