IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas claras. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade, sempre dispostos a ajudar em qualquer tema.

QUESTÃO 5
Entrevista com Ana Maria Machado


Na faculdade, eles aprendem muito sobre pedagogia e psicologia, mas pouco sobre arte. Têm pouco contato com as obras. Acabam entrando no magistério sem instrumentos para distinguir arte de não arte, textos bons de ruins. O objetivo do curso é suprir essa falha, tornando-os capazes de reconhecer, sozinhos e com segurança, a boa literatura. E isso só é possível com interesse e muita leitura.


Muito pouco, porque a formação que recebem não dá ênfase a isso. É uma situação completamente contraditória. Ninguém contrata um instrutor de natação que não sabe nadar. No entanto, as salas de aula brasileiras estão cheias de gente que, apesar de não ler, tenta ensinar. Como esperar que os alunos se interessem?

Não só a literatura. A arte em geral, toda a cultura criadora e questionadora. Nas minhas viagens pelo interior do Brasil tenho conhecido algumas experiências individuais surpreendentes. Mas elas ainda são mais exceção do que regra dentro do sistema educacional. Esbarram na burocracia, no currículo, no horário que não reserva um espaço para que as crianças leiam.
O texto corresponde a uma entrevista feita pelo portal educativo Nova Escola com uma das maiores autoras infantojuvenis do Brasil. A característica que evidencia o texto lido como pertencente ao gênero discursivo “entrevista” é

a) o tom de conversa íntima entre dois interlocutores, marcado pela dinâmica de perguntas e respostas completas.
b) o discurso direto, que reproduz integralmente a fala de um dos interlocutores com a intenção de reunir informações sobre determinado tema.
c) a oralidade, percebida pela utilização de sinais de pontuação que reproduzem aspectos do entrevistado, como emoção, riso etc.
d) a temática formal, que visa a transmissão de conhecimento sobre determinado assunto a partir de uma voz de autoridade.
e) a descrição detalhada dos fatos, considerando a importância do registro das experiências vividas pelo entrevistado a fim de validar sua autoridade sobre o assunto.


Sagot :

A característica que evidencia o texto lido como pertencente ao gênero discursivo “entrevista” é o discurso direto, que reproduz integralmente a fala de um dos interlocutores com a intenção de reunir informações sobre determinado tema. Assim, faz-se correta a LETRA B.

A finalidade da entrevista é conseguir informações sobre determinada pessoa ou assunto. Ela é de grande importância para que o entrevistador e demais pessoas que venham a ler/presenciar/assistir a entrevista tenham conhecimento sobre o que/quem é falado.

A entrevista consiste em um diálogo que ocorre entre duas pessoas ou mais pessoas, sendo essas pessoas entrevistador (es) e entrevistado (s).

O entrevistador é quem conduz a entrevista, fazendo as perguntas. O entrevistado é quem é conduzido, dando as respostas solicitadas.

Espero ter ajudado!