Descubra como o IDNLearner.com pode ajudá-lo a encontrar as respostas de que precisa. Não importa a complexidade de suas perguntas, nossa comunidade tem as respostas que você precisa para avançar.

Um dos critérios para classificação dos epitélios são as especializações da membrana apical, como por exemplo, os cílios. A movimentação dos cílios é devido a uma organização especial de elementos do citoesqueleto que formam uma estrutura conhecida como axonema. Considerando a sua estruturação e presença em determinados epitélios de revestimentos, como as alterações em sua função poderiam alterar a morfofisiologia do epitélio e comprometer as funções em determinados pacientes?
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I - O axonema consiste em nove pares periféricos e em um par central de microtúbulos. Os microtúbulos de cada dupla periférica são adjacentes e um deles compartilha uma porção da parede com o outro. O microtúbulo completo, com 13 protofilamentos, é o microtúbulo A, e o microtúbulo com 10 protofilamentos é o B. Filamentos radiais projetam-se da subunidade A em direção à bainha central que circunda o par central. Projetando-se aos pares, ao longo dos microtúbulos A e em direção aos microtúbulos B das duplas vizinhas, há as proteínas motoras dineínas. Com a ligação de ATP, as dineínas interagem com os microtúbulos B e, com a hidrólise do ATP, elas se deslocam ao longo desses microtúbulos em direção à base do cílio. Como os microtúbulos estão fixos em suas posições pelas proteínas associadas, entre elas, a nexina, que liga as duplas vizinhas, os microtúbulos A não podem deslizar com esse movimento, e as duplas dobram-se, curvando o cílio. Quando os braços da dineína se soltam da subunidade B, o cílio retorna à posição retilínea promovendo o movimento de partículas na superfície.



PORQUE



II - A Discinesia ciliar primária (DCP) é uma doença autossômica recessiva, onde as dineínas não são sintetizadas normalmente caracterizando a deficiência na motilidade de cílios e flagelos, o que torna os tecidos epiteliais ciliados propensos a lesões. Os pacientes com DCP podem apresentar principalmente rinossinusite, mas também bronquite crônica, pneumonia, bronquiectasia, enfisema, atelectasia, tosse, pólipos nasais, hidrocefalia, otite média com perda auditiva, intolerância ao exercício, infertilidade nos machos e subfertilidade nas fêmeas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

c.
As asserções I e II são proposições falsas.

d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

e.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


Sagot :

letra: as asserções I e II são proposições verdadeiras , e a II é uma justificativa correta da I

Resposta:

as asserções I e II são proposições verdadeiras , e a II é uma justificativa correta da I

Explicação: CORRIGIDO PELO AVA.