IDNLearner.com, sua plataforma para perguntas e respostas. Obtenha respostas completas para todas as suas perguntas graças à nossa rede de especialistas em diferentes disciplinas e áreas do conhecimento.

Ao considerar o tópico intitulado “ Utopia da reengenharia social como superação da harmonia social” do nosso material de estudo, podemos verificar uma tese geral do autor que é exposta a partir da leitura dos fatos históricos que percorreram os séculos XVIII, XIX e XX, a saber A) Que a história demonstrou com fatos o perigo das idéias que formam a mente e o coração dos indivíduos resultarem apenas da elaboração de um grupo pequeno da sociedade, como se fossem assim os iluminados, no caso os intelectuais. B) Que as grandes transformações da história que provocam progresso e aperfeiçoamento na humanidade resultam do trabalho teórico dos intelectuais. C) Que os valores baseados em utopias sempre impulsionam os homens para a ideia de futuro, e a ideologia, neste caso, busca deixar todos esses valores claros e compreensíveis para todos seres humanos no sentido da ideia de esclarecimento de matriz kantiana. D) Que a utopia presente nos fatos relacionados à Revolução Francesa tiveram conseqüência importantes e benéficas para os homens daquela época e da atual: o surgimento dos direitos individuais independentes de classe, religião, raça, etc. E) Que as utopias e as ideologias sempre deixaram na história um rastro de tragédia e melancolia na história dos homens.

Sagot :

Considerando a evolução dos direitos humanos e a relação de "fatores utópicos" com a concretização de ideais humanitários de igualdade, podemos afirmar que a resposta correta é:

  • D) Que a utopia presente nos fatos relacionados à Revolução Francesa tiveram consequência importantes e benéficas para os homens daquela época e da atual: o surgimento dos direitos individuais independentes de classe, religião, raça, etc.

É importante lembrar que a "primeira geração" de direitos humanos é associada ao contexto do final do século XVIII, mais precisamente à independência dos Estados Unidos, em 1787, e à Revolução Francesa, em 1789.