Obtenha respostas relevantes para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Descubra respostas completas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em diversas áreas do conhecimento.

As esponjas são animais pertencentes ao filo Porifera. Durante muitos séculos foram classificadas como plantas aquáticas e reconhecidas como animais apenas em 1765. São os seres mais primitivos do reino Animalia e possuem determinadas características exclusivas que os diferenciam de todos os outros animais. Com relação às esponjas, é correto afirmar que :
A)A parte externa do corpo desses animais é revestida pelos amebócitos, células especiais que são capazes de capturar alimentos que estão presentes na água.
B)O revestimento da espongiocele de esponjas do tipo asconóide é feito pelos coanócitos, células especiais que promovem a circulação da água e estão relacionadas com a nutrição.
C)As esponjas se alimentam das partículas orgânicas presentes na água que circula através do seu corpo, entrando pelo ósculo e saindo pelos poros.
D)A sustentação corporal desses animais depende somente da proteína espongina.
E)Esses animais apresentam neurônios bem desenvolvidos, entretanto não ocorre formação de gânglios.


Sagot :

Resposta:

B)

Explicação:

A) os amebócitos são células livres nas esponjas que circulam por seu ''corpo'' e não na superfície externa, além do fato de essas células estarem relacionadas à digestão de alimento e não a captura.

B) Correto, asconoides são o grupo de esponjas que apresenta uma estrutura morfológica mais simples, em que o espongiocele, a cavidade central das esponjas, é revestido por coanócitos que tem a função de gerar um fluxo de água e a filtração de alimento contidos nesse fluxo de água.

C) Incorreto, o fluxo de água na verdade entra pelos poros e saem pelo ósculo.

D) Incorreto, a espongina é uma proteína que está relacionada a estruturação do esqueleto da esponja.

E) Incorreto, as esponjas não apresentam diferenciação de tecidos, logo não se tem a presença de neurônios.