IDNLearner.com, sua fonte de respostas comunitárias e confiáveis. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento.

De acordo com Amaral (1995), pode-se dizer que a definição de deficiência é: (AMARAL, Lígia Assumpção. 1995. Conhecendo a deficiência em companhia de Hércules. Ed. Robe, São Paulo) A) referente a perdas ou alterações temporárias ou permanentes que incluem a existência de uma anomalia, defeito ou perda de um membro, órgão, tecido ou outra estrutura do corpo, mas não inclui funções cognitivas e intelectuais. B) toda alteração do corpo ou aparência física, de um órgão ou de uma função, qualquer que seja sua causa (congênita ou adquirida); em princípio significam perturbações no nível de órgão. C) a exteriorização de um estado neurológico que se refletem em perturbações no nível de células (impairment). D) o resultado de consequências dos problemas gerados pela deficiência e melhora o funcionamento da pessoa, conscientização para as barreiras arquitetônicas e, principalmente, as barreiras atitudinais. E) a incapacidade propriamente dita (disability), resultado de todas as ações que reduzem a duração ou revertem os efeitos de problemas já existentes, como opor exemplo gravidez de alto risco.

Sagot :

Resposta:

B - toda alteração do corpo ou aparência física, de um órgão ou de uma função, qualquer que seja sua causa (congênita ou adquirida); em princípio significam perturbações no nível de órgão.

Explicação:

“A deficiência caracteriza-se por perdas ou alterações que podem

ser temporárias ou permanentes e que incluem a existência ou

ocorrência de uma anomalia, defeito ou perda de um membro,

órgão, tecido ou outra estrutura do corpo, incluindo a função

mental. A deficiência representa a exteriorização de um estado

patológico e, em princípio, reflete perturbações a nível de órgão”

(AMARAL, 1995, p.63).