IDNLearner.com, a comunidade de troca de conhecimento. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos do conhecimento.

A sociedade contemporânea está passando por um período de grandes transformações sociais, econômicas, políticas e culturais, que resultam num processo de reestruturação produtiva. Congura-se como desao às organizações desenvolver e utilizar instrumentos de gestão que lhes garantam um certo nível de competitividade atual e futuro. Percebe-se, nessas proposições, a ênfase nas pessoas como recurso determinante do sucesso organizacional, uma vez que a busca pela competitividade impõe às empresas a necessidade de contar com prossionais altamente capacitados, aptos a fazer frente às ameaças e oportunidades do mercado. Com isso, torna-se necessário mensurar, principalmente, qual é a contribuição de cada colaborador para a organização, assim como a qualidade da execução de suas responsabilidades.
Fonte: BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo constructo? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n.1, p. 8-15, jan./mar. 2001.
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão por competências é um processo contínuo que tem como uma de suas etapas a avaliação de desempenho
PORQUE
II. A avaliação de desempenho identica os pontos fortes e fracos da organização, bem como as ameaças e oportunidades frente ao mercado em que atua, com o objetivo de melhorar os resultados da empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justicativa correta da asserção I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justicativa correta da asserção I.