Conecte-se com especialistas no IDNLearner.com. Obtenha respostas completas para todas as suas perguntas graças à nossa rede de especialistas em diferentes disciplinas e áreas do conhecimento.

Faça uma pesquisa apontando,no mínimo 05 (cinco) obras de arte. Não esquecer de citar autor, características da obra e contexto histórico

Sagot :

Resposta:

1°Mona Lisa

Autor:Leonardo da Vinci

Características da obra:O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo.

Contexto histórico:Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.

2° A Criação de Adão,

Autor:Michelangelo Buonarotti

Características da obra:O braço direito de Deus está esticado para criar o poder da vida de seu próprio dedo para Adão, o qual está com o braço esquerdo estendido em contraposição ao do criador. Os dedos de Adão e de Deus estão separados por uma pequena distância

Contexto histórico:A Criação de Adão é um fresco de 280cm x 570cm, pintado por volta de 1511, que fica no teto da Capela Sistina no Vaticano.

3° As Meninas.

Autor: Diego Velázquez

Características da obra:Ela mostra um grande aposento no Real Alcázar de Madrid durante o reinado do rei Filipe IV da Espanha, mostrando várias figuras da corte espanhola contemporânea representadas, de acordo com alguns analistas, em um momento específico como se fosse em uma fotografia.

Contexto histórico:uma pintura de 1656, o principal artista do Século de Ouro Espanhol.

4°A Ronda Noturna

Autor:Rembrandt

Características da obra:Geralmente considerada como a magnum opus de Rembrandt, A Ronda Noturna é uma das pinturas mais conhecidas do Barroco.

Contexto histórico: É mostra a Guarda Cívica de Amsterdã sob comando do capitão Frans Banning Cocq.

5°Guernica.

Autor: Pablo Picasso

Características da obra:Nele existe uma mensagem de resistência contra o autoritarismo e também contra a ascensão dos governos fascistas na Europa.

Contexto histórico: É uma “declaração de guerra contra a guerra e um manifesto contra a violência”. O quadro, além de ser um ícone da Guerra Civil Espanhola, é hoje um símbolo do antimilitarismo mundial e da luta pela liberdade do homem.