Explore o IDNLearner.com para encontrar respostas confiáveis. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos do conhecimento.
Sagot :
X) A velocidade média de decomposição do O₃(g) é 0,04 mol/L·min.
Vm = |Δ[O₃]| / Δt
Vm = |0,2 - 0,8| / 15 - 0
Vm = 0,6 / 15
Vm = 0,04 mol/L·min
b) A velocidade média de formação do O₂(g) é 6 mol/L·min.
2O₃(g) ⇄ 3O₂(g)
2 mol ---------- 3 mol
0,04 ---------- x
x = 0,06 mol/L·min
c) A concentração de O₂(g) produzido após 10 min é 0,9 mol/L.
Após 10 min ⇒ [O₃] = 0,4 mol/L
2O₃(g) ⇄ 3O₂(g)
2 mol ---------- 3 mol
0,4 ---------- x
x = 0,6 mol/L
d) Considerando que os coeficientes estequiométricos da reação foram confirmados experimentalmente, a lei de velocidade pode ser representada por v = k · [O₃]⁵.
Não, se a reação for elementar, os expoentes das concentrações das espécies que fazem a diferença na velocidade da reação coincidem com os coeficientes estequiométricos. Então, v = k · [O₃]².
e) Considerando que a ordem global da reação é 1, pode-se afirmar que se trata de uma reação unimolecular.
Não necessariamente, a ordem global é a soma dos expoentes das concentrações das espécies que fazem a diferença na velocidade da reação, vistos na formulação da lei de velocidade. Já a molecularidade da reação depende do número de moléculas que precisam colidir para formar o complexo ativado.
Valorizamos muito sua participação. Continue fazendo perguntas e compartilhando seus conhecimentos. Juntos, podemos enriquecer nosso entendimento coletivo e aprender mais. Encontre as respostas que você precisa no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.