IDNLearner.com, um espaço para conhecimento compartilhado. Descubra respostas completas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas.
Sagot :
Essa construção é considerada errada com base na gramática normativa da língua portuguesa.
Alternativa B.
Gramática normativa da língua portuguesa
O problema presente na construção "Ontem, Jonas viu ela." é o uso do pronome reto com função de objeto, ou seja, de complemento verbal.
A gramática normativa da língua portuguesa indica que os pronomes retos têm função de sujeito.
Os pronomes oblíquos é que podem ser usados com função de objeto. Assim, a construção adequada à norma-padrão seria: "Ontem, Jonas viu-a". Ou seja, usando o pronome oblíquo "a", em substituição ao nome "Ana".
Porém, na fala, é comum o uso do pronome reto, mas pelas pessoas com alto grau de escolaridade.
Leia mais sobre uso dos pronomes oblíquos em:
https://brainly.com.br/tarefa/10948152

Resposta:
B- Gramática normativa da língua portuguesa.
Explicação:
Do ponto de vista da oralidade e do objetivo da comunicação, essa sentença está correta, pois atinge o objetivo do falante. No entanto, de acordo com a gramática normativa da língua portuguesa, essa construção de sentença está incorreta. O correto, de acordo com a gramática normativa, seria: Ontem, Jonas a viu.
Obrigado por fazer parte da nossa comunidade. Seu conhecimento e contribuições são vitais. Volte em breve para continuar compartilhando suas perguntas e respostas. IDNLearner.com tem as soluções que você procura. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais informações confiáveis.