Faça perguntas e obtenha respostas claras no IDNLearner.com. Obtenha respostas rápidas e precisas para suas perguntas graças aos nossos especialistas, sempre dispostos a oferecer a melhor ajuda possível.
Sagot :
Todos os exercícios da questão, têm como base a fábula "O urso e os viajantes"
Para que se facilita a solução de algumas questões, é necessário que se conheça um pouco mais do gênero textual fábula.
Sobre as fábulas:
- Nesse gênero textual, os animais apresentam características humanas, sobretudo a fala.
- Tem caráter educativo e, ao final, traz um ensinamento, a moral da história.
- Faz parte da estrutura textual dos textos conhecidos como narrativos: têm personagem, narrador, tempo, espaço e enredo.
- Os personagens, nas, fábulas, são chamados de personagens tipo, pois representam um modo de ser de um conjunto de pessoas: a raposa representa a astúcia, por exemplo.
Com base nisso, é possível que se responda as perguntas:
1. O gênero textual do texto acima é uma fábula, marque algumas características desse gênero:
b) Os animais são personagens que se personificam.
2. Identifique o tema do texto "O urso e os viajantes", de Ana Maria Machado.
A sinceridade das amizades face às adversidades.
3. No trecho “Dois amigos iam viajando por uma estrada QUANDO, de repente, apareceu um urso.” Classifique a palavra em destaque.
Quando - no trecho em questão e um advérbio de tempo.
4. Reescreva os pares de frases, unindo-as. Para isso, empregue umas das conjunções a seguir:
Porém – E – Pois – Quando.
a) O viajante subiu rapidamente na árvore, pois estava com medo do urso gigante (aqui, o pois aparece antes do verbo na segunda oração, justifica uma ideia apresentada na primeira oração e pode ser substituído por "porque". Logo, uma é conjunção coordenativa explicativa )
b) Os dois viajantes pararam quando viram o urso ("quando", nesse caso, é uma conjunção subordinativa temporal)
c) O urso estava faminto, porém desistiu de comer os viajantes (há oposição, contraste entre as duas orações. Observe que, mesmo que estivesse como fome, o urso não comeu o viajante. Assim, cabe ser utilizada uma conjunção coordenativa adversativa).
5.“O urso ao vê-lo, aproximou-se pouco a pouco. Porém, este animal, que não se alimenta de cadáveres, segundo dizem, começou a olhá-lo, tocá-lo, observá-lo, examiná-lo.” Reescreva o trecho abaixo, substituindo “O urso” por “Dois ursos”:
Dois ursos, ao vê-lo, aproximaram-se pouco a pouco. Porém, estes animais, que não se alimentam de cadáveres, segundo dizem, começaram a olhá-lo, tocá-lo, observá-lo, examiná-lo.
6. Identifique a moral da fábula.
As adversidades põem à prova os verdadeiros amigos.
7. Nas fábulas, a moral da história pretende trazer um ensinamento.
8. Ah, ele estava me aconselhando a nunca mais viajar com um amigo que me deixa sozinho no primeiro SINAL de perigo!”. A palavra em destaque está no sentido conotativo ou denotativo? Explique:
A palavra em destaque está no sentido denotativo, haja vista que está sendo empregada em seu sentido literal, o mesmo que se encontra nos dicionários para ela.
Aprenda mais sobre as fábulas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/30073678
Agradecemos sua participação contínua. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. IDNLearner.com está dedicado a fornecer respostas precisas. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções.