IDNLearner.com, seu guia para respostas confiáveis e rápidas. Nossa plataforma é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas.

A avaliação psicológica é um processo técnico-científico que requer metodologias específicas e a combinação de diversas técnicas para avaliar pessoas, tendo origem em uma demanda específica e objetivos bem definidos em busca da explicação de fenômenos psicológicos.


O psicodiagnóstico, por ser um tipo de avaliação psicológica, pode ser definido como:



A.

um processo que utiliza técnicas e testes psicológicos para entender problemáticas independentemente de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, classificar o caso e prever seu curso possível.



B.

um processo científico que utiliza técnicas e testes psicológicos para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos ou classificar o caso e prever seu curso possível.



C.

uma técnica científica que utiliza testes psicológicos apenas para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos ou classificar o caso e prever seu curso possível.



D.

um processo científico que utiliza exclusivamente testes psicológicos, seja para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos e identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível.



E.

um processo científico, com duração não definida, que utiliza apenas testes psicológicos e entrevistas com o paciente para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos.


Sagot :

Resposta:

Letra B - Um processo científico que utiliza técnicas e testes psicológicos para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos ou classificar o caso e prever seu curso possível.

Explicação:

Segundo Cunha (2007a, p. 23), o psicodiagnóstico pode ser classificado

como:

[...] um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos

(input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz

de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para

classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output),

na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.