IDNLearner.com, um espaço para conhecimento compartilhado. Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas.

Fale sobre a Agricultura Orgânica ​

Sagot :

Resposta:

Segundo a Embrapa, o termo Agricultura Orgânica apareceu por volta de 1920, quando surgiram movimentos e manifestações contrários à adubação química e a favor da prática de culturas baseadas nos processos biológicos naturais. Inicialmente, os movimentos foram agrupados em quatro grandes vertentes: a agricultura orgânica, biodinâmica, biológica e natural. Em meados de 1970, essas vertentes foram agrupadas e nomeadas como agricultura alternativa, o que nos dias atuais é conhecido por Agricultura Orgânica.

A Associação de Agricultura Orgânica define a produção orgânica como um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos, para garantir a saúde dos seres humanos, utilizando tecnologias apropriadas à realidade do local de produção. O processo de produção orgânica não utiliza agrotóxicos e promove a restauração e manutenção da biodiversidade. Além disso, a agricultura orgânica utiliza fertilizantes naturais, como adubação através de leguminosas fixadoras de nitrogênio, adubo orgânico proveniente de compostagem, minhocultura, manejo de vegetação nativa e rotatividade de culturas, uso racional de água e outras técnicas que sejam adaptáveis à realidade local.

Mas, afinal, o que é agricultura orgânica? A produção orgânica, como também é conhecida, tem como princípio o respeito ao meio ambiente. Esse fundamento ajuda a entender um pouco sobre as técnicas usadas no manejo orgânico, que usa culturas baseadas nos processos biológicos presentes na natureza.

Ou seja, a agricultura orgânica consiste em um processo de plantio o mais natural possível e livre de produtos sintéticos, como fertilizantes ou agrotóxicos. Para isso, são utilizados adubos orgânicos gerados pela compostagem, racionamento de água, entre outros métodos.

A princípio, o que era um estilo adotado exclusivamente por produtores de frutas e hortaliças se popularizou pouco a pouco como alternativa sustentável à produção convencional. Por isso, vemos, com mais frequência, a presença de alimentos orgânicos nas prateleiras dos mercados.

Como ocorre a agricultura orgânica?

Agora que você já sabe qual o objetivo da agricultura orgânica é hora de entender mais sobre como esse sistema funciona. Um dos pontos que define a agricultura orgânica é a adaptação da produção às condições climáticas e espaciais que determinado ambiente oferece.

O uso de fertilizantes e produtos naturais, por exemplo, é bem-vindo nesse estilo. Além disso, a rotação de cultivo é outro pilar, variando o máximo possível o que é plantado na região. Durante a produção, são utilizados adubos e fertilizantes naturais, e não há uso de pesticidas e outros componentes químicos.

:)