Conecte-se com especialistas e obtenha respostas no IDNLearner.com. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.
Sagot :
Nomenclatura dos Oxiácidos
Ácido + prefixo (se necessário) + elemento central + sufixo
De acordo com o elemento central (o primeiro é o hidrogênio e o terceiro é o oxigênio) temos o sufixo OSO para o menor NOx (Número de Oxidação) e ICO para o maior NOx:
- Coluna 14 ou 4A: - ácido carbônico (H2CO3) - carbono (C) com Número de Oxidação (NOx) = +4 (único ácido inorgânico com carbono).
- Coluna 15 ou 5A:
- ácido nitroso (HNO2) - nitrogênio (N) com NOx = +3;
- ácido nítrico (HNO3) - nitrogênio (N) com NOx = +5.
- Coluna 16 ou 6A:
- ácido sulfuroso (H2SO3) - enxofre (S) com NOx = +4;
- ácido sulfúrico (H2SO4) - enxofre (S) com NOx = +6.
- Coluna 17 ou 7A:
- ácido hipocloroso (HClO) - cloro (Cl) com NOx = +1 (o prefixo HIPO é obrigatório quando temos o elemento central com carga 1);
- ácido cloroso (HClO2) - cloro (Cl) com NOx = +3;
- ácido clórico (HClO3) - cloro (Cl) com NOx = +5;
- ácido perclórico (HClO4) - cloro (Cl) com NOx do Cl = +7 (o prefixo PER é obrigatório quando temos o elemento central com carga 7, como em Permanganato de potássio).
Observações:
- seguem a mesma nomenclatura os ácidos formados pelos elementos iodo (I) e bromo (Br), pertencentes também à coluna 17 ou 7A;
- o elemento flúor (F) também pertencente à coluna 17 ou 7A não forma oxiácidos.
Obrigado por ser parte ativa da nossa comunidade. Continue compartilhando suas ideias e respostas. Seu conhecimento é essencial para nosso desenvolvimento coletivo. IDNLearner.com tem as soluções para suas perguntas. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais informações confiáveis.