Obtenha respostas rápidas e confiáveis no IDNLearner.com. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas para todas as suas perguntas importantes.
Sagot :
A partir dos devidos cruzamentos realizados, e tendo conhecimentos básicos sobre a genética, chegamos na conclusão que as respostas para a sua pergunta são respectivamente : ''B'', ''b'' e ''Bb''.
- Mas como saber disso ?
É bastante simples, na genética existem características denominadas dominantes, e características chamadas de recessivas. As características dominantes são condicionadas pela presença dos alelos dominantes (representados pelas letras maiúsculas), enquanto que as características recessivas são condicionadas pela presença dos alelos recessivos (representados pelas letras minúsculas). Uma pessoa que possui um fenótipo dominante, ou seja, aquele fenótipo em que as características dominantes aparecem, são dadas por 2 genótipos, que são :
- Homozigoto dominante (AA)
- Heterozigoto (Aa)
Enquanto que as pessoas que possuem o fenótipo recessivo possuem o genótipo homozigoto recessivo (aa).
Sabendo dessas informações, vamos resolver a questão.
Ela nos disse que em um determinado cruzamento, envolvendo ratos de pelagem preta, foram produzidas 33 descendentes, sendo 25 de pelagem preta, e 8 de pelagem branca. Dito isso, nos pergunta qual é o alelo dominante, o alelo recessivo, e qual o genótipo da geração parental.
Vamos chamar o gene que codifica a cor do pelo do rato, como sendo um gene ''B'', se de um total de 33 descendentes, 25 são pretos e 8 são brancos, é válido inferir que o alelo que determina a cor preta é dominante sobre o alelo que determina a cor branca, justamente pela maior quantidade de descendentes.
Com esse pensamento, fica bastante simples de determinarmos os genótipos dos parentais, isso porque :
- Supondo que ambos os ratos fossem brancos :
b b
b bb bb
b bb bb
Perceba que a partir desse cruzamento, chegamos na conclusão que se esse fosse o genótipo dos parentais, todos os ratos seriam brancos, então nós sabemos que esse não é o genótipo dos ratos.
- Supondo que ambos fossem pretos homozigotos dominantes :
B B
B BB BB
B BB BB
Perceba que se ambos fossem homozigotos dominantes, todos os descendentes seriam pretos, porém, houve rato brancos, então esse não pode ser o genótipo dos parentais.
- Supondo que seja um preto homozigoto e outro branco :
b b
B Bb Bb
B Bb Bb
Todos os ratos seriam pretos heterozigotos, portanto, esse não pode ser o genótipo do casal;
- Mas sendo ambos heterozigotos :
B b
B BB Bb
b Bb bb
Perceba que a partir da análise desse quadro de Punnett, podemos inferir que :
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes pretos (BB).
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos pretos (Bb).
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos brancos (bb).
E perceba que descobrimos o genótipo dos parentais, sabemos que ambos são heterozigotos (Bb).
- Mas por que nós podemos afirmar isso ?
Pela análise da proporção encontrada acima, percebemos que 75% (50% + 25%) dos ratos serão pretos, e 25% dos ratos serão brancos, e nós sabemos que 25 são pretos e 8 são brancos. Para confirmar se esse é o genótipo dos ratos, basta comprovarmos se 75% de 33 equivalem à 25 e se 25% equivalem à 8.
- Comprovando os ratos pretos :
[tex]\Large\text{$\dfrac{75}{100} \cdot \dfrac{33}{1}= \dfrac{2475}{100} =24{,}75\approx\boxed{25}$}[/tex]
- Comprovando os ratos brancos :
[tex]\Large\text{$\dfrac{25}{100}\cdot \dfrac{33}{1}=\dfrac{825}{100} =8{,}25\approx \boxed{8}$}[/tex]
Em suma, percebemos que de fato a proporção é verdadeira, portanto, a partir dos cruzamentos realizados, podemos concluir que o alelo dominante é o ''B'' que determina a cor preta, o alelo recessivo é o ''b'' que determina a cor branca, e o genótipo da geração parental é heterozigoto (Pp);
Obrigado por fazer parte da nossa comunidade. Seu conhecimento e contribuições são vitais. Volte em breve para continuar compartilhando suas perguntas e respostas. Descubra respostas perspicazes no IDNLearner.com. Agradecemos sua visita e esperamos ajudá-lo novamente.