Encontre soluções para seus problemas com o IDNLearner.com. Encontre soluções detalhadas para suas consultas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em múltiplas áreas do conhecimento.

4)
Na disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, buscamos sempre ir nos aspectos estruturais e históricos de cada fenômeno.

Temos hoje no universo profissional brasileiro que o objeto de nossa profissão é a questão social.

Neste sentido, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

Selecione uma alternativa:
a)
A pobreza tem sua origem na questão social.

b)
Questão social e pobreza são sinônimos.

c)
Afirmamos que a questão social tem sua origem na primeira metade do século XIX, desmistificando a dimensão política das contradições da sociedade capitalista.

d)
A questão social tem sua origem no aparelho estatal, que ao invés de expressar um mecanismo isento de contradições políticas, favorece os mais ricos.

e)
A questão social tem sua origem no aparelho estatal, que ao invés de expressar um mecanismo isento de contradições políticas, favorece os mais pobres.


Sagot :

A pobreza tem sua origem na questão social. Letra A. A forma como as questões sociais se organizam fazem parte da divisão de classes. Marx analisou essa questão a partir da divisão entre a burguesia e o proletariado, porém, a pobreza é uma questão anterior ao olhar apresentado por Karl Marx.

A divisão de Castas e Estamentos

O sistema de castas era muito comum na Índia, se baseando em uma organização hereditária de estratificação, com base nas classificações individuais de cada grupo, como a cultura e a raça por exemplo.

Os estamentos são uma organização do período Feudal, sendo estudada e avaliada por Weber, que definiu esse sistema como uma divisão social que não existia mobilidade

Mais sobre a divisão de classes no Brasil:
https://brainly.com.br/tarefa/10674435

View image Matheusieti