Faça perguntas e obtenha respostas de especialistas no IDNLearner.com. Nossa plataforma é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas importantes.

Leia o trecho a seguir:

"O Brasil nunca exportou tanto vinho fino, segundo aponta o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Uma ascendência histórica apontada pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), que constata: a vitivinicultura brasileira registra os melhores índices de exportação dos últimos oito anos. Nos nove meses de 2021,o volume é 84% superior que o mesmo período de 2020 e 225% maior que em 2017".

FRÓES, L. Exportação de vinhos finos nacionais é a melhor dos últimos oito anos, diz Uvibra. O Globo, 2021. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2021.

A exportação vem ganhando cada vez mais destaque nas empresas nacionais, nessa perspectiva identifique dois elementos considerados positivos e que explicam o interesse das organizações em exportar seus produtos. Justifique sua resposta.


Sagot :

Resposta:

As Exportações Brasileiras de Vinhos e Espumantes em 2021

Publicado em 31/01/2022

Estudo realizado pela Ideal Consulting, empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado, e apresentado ao Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS), aponta o resultado das exportações de vinhos e espumantes do Brasil no último ano.

Conforme Felipe Galtaroça, diretor da Ideal Consulting: “As exportações de vinhos e espumantes em 2021 registraram alta de 58% em volume, marcando um recorde histórico de 892 mil caixas de 9 litros. Nos últimos seis anos as exportações cresceram em volume mais de 500%. Em valor, o crescimento de 2021 foi de 52%, totalizando 12,6 milhões de dólares.”

Este momento pode ser considerado o melhor na história das exportações nos últimos 8 anos.

Ainda segundo estudo preparado por Felipe, o principal destino do espumantes nacionais é os Estados Unidos, com 82% de share. Já para os vinhos tranquilos brasileiros, o Paraguai é o principal destino, com 73% de share.

“A desvalorização da moeda brasileira, retomada das exportações pós fechamento pela pandemia, evolução da qualidade e premiações, além do fundamental trabalho de brand pelas vinícolas brasileiras em países foco como Estados Unidos são os principais motivos para essa evolução.”, acrescenta Felipe.

Rafael Romagna, analista de promoção internacional da UvibraConsevitis- RS ressalta que “o ano de 2022 será ainda mais promissor para as exportações de vinhos brasileiros. Isso porque a falta de insumos para produção, como garrafas, tende a normalizar neste ano. Além disso, o retorno do projeto setorial Wines of Brazil em novembro de 2021, ao qual executamos em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), já vem trazendo resultados muito consistentes devido ao incentivo na promoção do vinho brasileiro no mercado externo, que conta com a participação das vinícolas em  ações relevantes do setor, como a feira Vinexpo America 2022 que acontece dias 9 e 10 de março em Nova Iorque, EUA.”

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

São dois fatores positivos que explicam o interesse das organizações em exportar os seus produtos:

  1. Aumento da demanda externa
  2. Aumento do Dólar (moeda que baliza os contratos estrangeiros)

A importância do Brasil no Comércio Internacional

O Brasil é um país emergente que possui uma relevância significativa dentro do comércio global de bens de consumo e matérias-primas. E isso ocorre porque o nosso país possui grandes áreas agrícolas que são usadas para fins comerciais (o que inclui a exportação de vinho).

Aprenda mais sobre o tema Comércio Exterior em:

https://brainly.com.br/tarefa/19179367

Se tem alguém capaz de alcançar o primeiro lugar, esse alguém é você

View image Winederrn