IDNLearner.com, sua plataforma confiável para respostas precisas. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e simples com a ajuda de nossos especialistas em diversas áreas do conhecimento.

Embora seja um tema atual, os estudos sobre motivação tiveram origem na década de 1950 e, desde então, inúmeras teorias vêm sendo desenvolvidas com base em diferentes concepções sobre o fenômeno, o que pode oferecer desafios para sua compreensão, como por exemplo, a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas de Maslow, a Teoria Bifatorial de Herzberg e a Teoria da Equidade de Adams. Nesse sentido, Péres-Ramos (1990), oferece uma interessante sistematização, que ajuda a entender a multiplicidade de possibilidades de estudo sobre a motivação, classificando as teorias em dois grupos.
Fonte: PÉREZ-RAMOS, J. Motivação no trabalho: abordagens teóricas. Psicologia USP, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 127-140, dec. 1990. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2018.

Considerando o contexto apresentado, discorra sobre esses dois grupos e aponte onde cada uma das teorias citadas se insere, explicando resumidamente cada uma delas.


Sagot :

Resposta:

O que é motivação de acordo com Maslow?

A motivação segundo Maslow parte do atendimento a necessidades próprias de cada pessoa, mas que respeitam uma determinada escala, começando por aquilo que é mais básico para sua sobrevivência.

Explicação:

Resposta:

Teoria de Conteúdo e Teoria de Processo

Explicação:

A Teoria do Conteúdo identifica as necessidades e examina os comportamentos que são dirigidos para satisfazê-las, explica o que leva as pessoas a agirem, sendo elas: Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas (Maslow) Teoria X e Y (McGregor) Teoria Bifatorial de Motivação Higiene (Herzberg) Teoria sobre Poder, Afiliação e Realização (McClelland) Teoria E. R. G. (Alderfer)

A Teoria do processo entende o comportamento motivacional como consciente e racional, é baseado em crença e em valores do indivíduo, explica como se dá o processo de motivação, sendo elas: Teoria de Comparação Social (Festinger) Teoria da Equidade (Adams) Teoria da Expectância ou da Expectativa (Vroon) Teoria do Estabelecimento de Metas (Locke)