Explore o IDNLearner.com e encontre respostas para suas perguntas sobre diversos temas. Descubra uma ampla gama de tópicos e encontre respostas confiáveis dos membros especialistas de nossa comunidade.

Carta 1

Querida Ciência Hoje das Crianças (CHC)! É a primeira vez que escrevo para dizer que essa revista é nota mil! Estou cursando o 8º ano e gostei muito da matéria "A linguagem dos códigos", publicada na CHC 154. Gostaria de que vocês publicassem uma matéria falando sobre correios e como organizar um diário. Seria muito divertido pesquisar os diários das adolescentes brasileiras. Quero pedir para toda a galera do Brasil que escreva para mim.


Com carinho...


Carta da leitora Danielli Monteiro, de Tutoia (MA). Ciência Hoje das Crianças, 170. jul. 2006, p. 29 (adaptado).


Carta 2

A reportagem "Procuram-se engenheiros" é um verdadeiro serviço de utilidade pública. Muitos adolescentes precisam saber que fazer Engenharia significa dedicação, mas, ao mesmo tempo, valorização. No entanto, achei estranho não ler no artigo qualquer referência ao Plano Nacional Pró-Engenharia. Por sinal, o índice da revista nos remete à página 40, quando, na verdade, o artigo se inicia na página 24.


Carta do professor Antônio Flavio Licarião Nogueira, PhD pela University of Wales, Cardiff. Planeta. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2018.


1.a)

Você leu dois exemplos de cartas de leitores publicadas em revistas destinadas a diferentes públicos. Qual é, aproximadamente, a faixa etária de cada um dos leitores? Como você chegou a essa conclusão? Use elementos dos textos para justificar sua resposta.


Sua resposta

EDITAR

Carta 1: de treze a quinze anos.

1.b)

Normalmente, por conta do espaço limitado, as considerações do(a) leitor(a) costumam ser diretas em relação ao assunto de que querem tratar, seja com um elogio ou uma crítica. A linguagem desse texto também costuma condizer com o nível de formalidade da publicação (isto é, do jornal ou da revista, por exemplo) e de seu público leitor.


Com base nessas informações, analise as cartas 1 e 2 e explicite aspectos que exemplifiquem o que foi explicado acima.


Sua resposta

Responda aqui