IDNLearner.com, sua fonte de soluções rápidas. Encontre soluções detalhadas para suas consultas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em múltiplas áreas do conhecimento.

O sujeito de uma oração é definido como o ser sobre o qual se afirma algo. Pode ser classificado como simples, composto, oculto (também conhecido como elíptico, implícito, subentendido ou desinencial), indeterminado, e, ainda, podemos ter orações sem sujeito. Leia as orações a seguir e classifique os sujeitos em oculto e indeterminado, explicando a diferença entre esses dois tipos de sujeito.
a) Picharam vários viadutos na última madrugada.
b) Cursei Letras Português na UNIASSELVI.


Sagot :

a) O sujeito é indeterminado, pois a oração está na terceira pessoa do plural. Todas as outras conjugações (pichei, pichaste, pichou, pichamos, pichastes) indicam que se conhece o sujeito, pois as da primeira pessoa indicam que a pessoa que escreve estava presente na prática da ação, as da segunda indicam que se está falando com o(s)/a(s) praticante(s) da ação e a terceira pessoa do singular indica que foi uma pessoa específica que fez a ação. Já a terceira pessoa do plural é usada num contexto geral, para se falar de uma ou mais pessoas desconhecidas.

b) O sujeito é oculto, pois o verbo está conjugado na primeira pessoa do singular; então a ação só pode estar sendo praticada pelo narrador dos fatos. Ele é oculto porque o pronome "eu" não aparece na frase; se aparecesse, não seria.

Sua presença em nossa comunidade é inestimável. Continue compartilhando suas ideias e conhecimentos. Juntos, podemos fazer grandes avanços em nossa compreensão coletiva. Para respostas claras e precisas, escolha IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.